Governo do Paraná precariza saúde e educação com Funeas

06/03/2014 às 11:12

No último dia (25) a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei que cria a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas-Paraná). A medida vai precarizar ainda mais o trabalho dos servidores em saúde de todo Estado, uma vez que permite a contratação de novos funcionários através do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o que dificulta a realização de concurso público para a área.

A nova lei vai impactar diretamente nas Universidades Estaduais que mantém Hospitais Universitários e foi aprovada por 37 votos conta 14 na Alep. “O projeto foi enviado à Assembleia em dezembro pelo governo Beto Richa e aprovado pelos deputados sem discutir a questão com as Universidades. Isso interfere diretamente da autonomia destas Instituições” afirma a presidente do Sinduepg Jeaneth Stefaniak.

A vice-presidente da regional sul do Andes S/N, Cintia Xavier, lembra que esse processo de sucateamento da saúde pública tem sido adotado não só pelo governo do PSDB no Estado, mas também pelo governo Federal, do PT. “A lógica adotada agora pelo governo Beto Richa é uma cópia do que o governo Dilma fez ao aprovar a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os dois casos são um ataque ao Ensino Superior Público de qualidade nos nossos Hospitais Universitários. Trata-se de mercantilizar a edução e a saúde em uma tacada só” condena.

Saiba mais: