Sindicatos docentes retomam negociações com a Seti

04/12/2013 às 12:12

Sindicatos docentes de cinco Universidades do Paraná (UEPG, Uem, Uel, Unicentro e Unioeste) se reuniram com o Secretário da Seti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes para retomada de negociações. No encontro os representantes sindicais aproveitaram para cobrar a pauta de reivindicações proposta para 2013 que foi deixada de lado pelo governo por conta do chamado “limite prudencial”.
Os sindicalistas querem que ao menos a proposta de valorização dos Adicionais de Titulação (ATT's) seja encaminhada. Mas o secretário informou que o assunto somente será discutido a partir do ano que vem, mais precisamente no início de fevereiro.
Os sindicatos docentes devem se reunir com o presidente da Apiesp, Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, Aldo Nelson Bona, para elaborarem um documento em conjunto com os reitores das Universidades Estaduais que trace estratégias para dar andamento nessa proposta de incentivo a titulação. “Entendemos que este é um assunto que interessa diretamente à comunidade acadêmica, uma vez que a valorização docente significa qualificar o Ensino Superior” relata a presidente do Sinduepg, Jeaneth Stefaniak.
Os representantes sindicais aproveitaram para cobrar o pagamento do reajuste de 7,14% referente a outubro aos professores aposentados. O governo do Estado realizou o pagamento para a categoria, mas parte do valor não chegou aos docentes que não estão mais em atividade. O secretário informou que deve verificar com a Paranaprevidência o que aconteceu, já que todos deveriam ter recebido o valor no final de novembro.