Conselho Universitário revisa decisão sobre fim das cotas para negros

03/12/2013 às 12:12

A mobilização de estudantes, integrantes do movimento negro e professores forçou o Conselho Universitário a rever a decisão de acabar com as cotas para negros na UEPG nesta segunda-feira (02). Um Ato realizado em frente à reitoria foi o inicio de tudo. Depois de discursos em microfone, elaboração de faixas e gritos de protesto, os manifestantes conseguiram abertura para serem ouvidos na reunião que acontecia no segundo piso do prédio da reitoria.

À tarde foi a vez dos conselheiros, que reabriam a discussão sobre as cotas e em uma decisão histórica aprovaram por unanimidade a volta das cotas para negros na UEPG. O modelo escolhido pelos representantes prevê o fim da banca de constatação, reserva 50% das vagas para estudantes de Escolas Públicas, das quais 10% serão destinadas a candidatos negros.

Atualmente a cidade de Ponta Grossa conta com 25% de habitantes negros. As escolas Estaduais dos Campos Gerais formam todos os anos cerca de 80% dos estudantes em ensino médio.