Protesto contra o calote atinge mais de 80% de adesão

06/11/2013 às 12:12

rofessores da Universidade Estadual de Ponta Grossa paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (06) para protestar contra o calote do Estado pelo não pagamento de 7,14% previsto para ser pago em outubro. A mobilização parou mais de 80% das aulas na Universidade durante o período da manhã, no Campus Central a adesão foi de mais de 95%.

Os professores tentam pressionar o governo para pagar o valor devido através de folha complementar. “O impacto deste reajuste na folha de pagamento do Estado é muito pequeno, com uma administração eficiente seria fácil cumprir o que determina a lei 17.280” comenta a presidente do Sinduepg, Jeaneth Stefaniak. A lei 17.280 que institui pagamento do reajuste foi aprovada pela Assembleia Legislativa em setembro do ano passado

Cintia Xavier, diretora do Andes/ Sindicato Nacional, lembra que o escalonamento do reajuste em quatro parcelas foi assumindo pelo governo e não há motivo para romper o acordo. “O governo sabia que teria que nos pagar em outubro, se não se programou para isto não é problema dos professores, que contam com cumprimento da lei”, avalia.

Às 17 horas os professores realizam assembleia na Central de salas, Campus Uvaranas, para avaliar o movimento paredista e decidir o indicativo de greve. À noite, os professores devem fazem panfletagem na porta do Cine-Teatro Ópera, onde acontece o 41º Fenata.