85 professores ainda pagam 14% no ParanáPrevidência

25/03/2013 às 01:12

Sinduepg reforça que já está em fase de recurso a ação penal que pede a uniformidade de contribuição previdenciária para todos os docentes. A UEPG é a única Instituição de Ensino Superior do Estado que cobra 14% ao invés de 10% dos professores nomeados após 2010. Em Ponta Grossa, são 85 docentes que sofrem com essa diferença.
A ação movida pelo Sindicato dos Docentes já tem decisão favorável, em primeira instância, para os professores. Assim que a primeira decisão foi publicada, o Sinduepg solicitou que os professores enviassem cópias de seus contracheques para serem contemplados pela ação. Este envio não é mais necessário, já que a UEPG disponibilizou, no último dia 20 a lista de todos os professores nesta condição. “A lista é uma informação pública que estava demorando para ser disponibilizada, mas agora que conseguimos fica mais fácil, pois não é mais necessário que os professores enviem cópia de seus vencimentos” explica a presidente do Sinduepg, Jeaneth Stefaniak.
A presidente lembra ainda que a partir de abril, todos os docentes passarão a ser taxados em 11% para o Paranaprevidência. A medida atende a determinação da última reformada previdenciária estadual de dezembro de 2012. Esta decisão também abrange o caso dos docentes que pagam 14 %, que vão passar a contribuir em 11%. “Mesmo assim a ação continua valendo pois buscamos que os professores recebam de volta aquilo que pagaram a mais.” completa Jeaneth.