Projeto de lei de equiparação dos docentes ainda está na Secretaria da Fazenda

12/07/2012 às 01:12

projeto de equipação salarial dos docentes, apresentado pelo Governo do Estado e aceito pelos docentes das universidades paranaenses, em março/2012, que deveria ser encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa do Paraná até 1º de maio, ainda se encontra parado na Secretaria da Fazenda (Sefa).

Preocupados com a ausência de explicações quanto ao atraso, dirigentes das seções sindicais docentes (ADUNICENTRO, ADUNIOESTE e SINDUEPG) se reuniram em Curitiba com representantes do Governo.

O primeiro encontro foi na Secretaria de Ciência & Tecnologia (SETI), onde os representantes demonstraram preocupação com a demora no encaminhamento do projeto e com a falta de uma resposta concreta do Governo PR. Os sindicalistas destacaram a insatisfação dos docentes com o não cumprimento do acordo de enviar a proposta à Assembleia, ainda em maio, conforme prometido.

Na SETI, houve a garantia de que o governo deve manter a proposta, mas que agora há dificuldade em função do limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal. Integrantes da SETI alegam que estão negociando para encaminhar o projeto de lei ao legislativo estadual. Contudo, não garantiram quando isso deve acontecer.

Na sequência, os representantes docentes conversaram com o vice-governador Flávio Arns, que demonstrou conhecer o andamento do processo. Ele assegurou que a proposta será encaminhada à ALEP. Porém, no momento, o governo estaria trabalhando com demandas da APP-Sindicato e dos policiais civis, além da cobrança dos técnicos do ensino superior.

Após as duas reuniões, os dirigentes sindicais avaliaram com preocupação ausência de informações concretas quanto ao envio do projeto à Assembléia Legislativa, apontando para a construção de novas mobilizações já no início do segundo semestre (agosto/12).

“Faremos assembleias docentes na primeira quinzena de agosto", informa a presidente do SINDUEPG, Jeaneth Stefaniak, lembrando que o atraso por parte do Governo preocupa os professores e coloca em dúvida o cumprimento do acordo firmado no primeiro semestre de 2012.

Professor, acompanhe você também a tramitação processo. O número do protocolo para consulta é 11.112.190-7, para tal, basta acessar o link http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=85 .