Sinduepg move ações judiciais pela garantia dos direitos dos docentes

01/06/2012 às 01:12

Durante o período da atual gestão o Sinduepg moveu algumas ações judiciais em prol dos direitos da classe. Uma das ações diz respeito aos quinquênios pagos sobre os salários dos docentes. O Sinduepg pede à UEPG que pague a correção da base de cálculo dos quinquênios, que atualmente é pago sobre o salário base, desconsiderando os adicionais de titulação, que compõem o salário real dos professores. Outra ação ordinária movida pelo Sindicato foi pedindo o reconhecimento da progressão funcional dos professores, inclusive os que se encontram em estágio probatório.

Há ainda uma ação civil pública do Andes- sn (Adunicentro - ssind, Adunioeste - ssind, Sinduepg -ssind, Sesduem – ssind), com pedido liminar, a fim de solicitar aos Conselhos Profissionais a não fiscalização e exigência do registro, bem como a realização de cobrança das anuidades dos docentes que exercem a atividade em regime de dedicação exclusiva. O Paraná Previdência foi alvo de duas ações, que estão transcorrendo. Tanto às ações públicas, como as coletivas citadas estão tramitando e aguardando sentença.