Professores da UEPG aceitam parcelar equiparação salarial

28/03/2012 às 01:12

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa aprovaram, em assembleia realizada na terça-feira, 27/03, a proposta de equiparação salarial apresentada pelo Governo, que prevê pagamento em quatro parcelas os 31% da diferença do piso docente a um técnico administrativo de nível universitário. Apesar das propostas estarém aquém da reivindicação dos professores, a assembleia realizada pelo SINDUEPG/ANDES seguiu a decisão das associações docentes das demais universidades estaduais do Paraná, que já haviam aprovado proposta. A expectativa, agora, é que o Governo do Estado cumpra a palavra de enviar projeto à Assembleia Legislativa, garantindo o parcelamento em 4 vezes (ao ano) de 7,14%, em outubro de 2012, 2013, 2014 e 2015.

Os professores aprovaram, ainda, o envio de um texto em forma de manifesto, que expressa o descontentamento com a  forma como o Governo Estadual vem tratando as universidades públicas. "Além disso, esperamos que o envio e aprovação da proposta do Governo aconteça em até 60 dias. Do contrário, os professores voltam a discutir a possibilidade de paralisação", explica a presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg), Cíntia Xavier. A decisão dos professores foi apresentada, na tarde de quarta-feira, 28/03, pelos representantes dos Sindicatos e Associações Docentes das Universidades Estaduais, ao secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que recebeu um documento de aceitação da proposta, assinado por todos os Sindicatos Docentes das IEES do Paraná.