Propostas do Governo Estadual desagradam docentes da UEPG

21/03/2012 às 01:12

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa voltam a discutir a proposta de atualização salarial docente em assembleia geral da categoria na próxima terça-feira, 27/03/12, às 17 horas. A assembleia desta semana, que avaliaria as duas propostas de equiparação salarial apresentadas na tarde de ontem pelo governo Richa, não fechou o debate, pois a maioria dos presentes decidiu por uma nova discussão para se posicionar sobre a proposta da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O governo do estado apresentou duas propostas, com o mesmo percentual, que em novembro passado (2011) garantiria a equiparação salarial com os servidores técnicos administrativos de nível superior, cerca de 31% sobre o piso básico dos professores universitários. A primeira, de conceder a equiparação dividida em 5 parcelas de 5,66%, nos anos de 2012, 2013, 2014,2015 e 2016, com aplicação em julho de cada ano. Ja a segunda proposta é a equiparação dividida em 4 parcelas de 7,14%, nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, com aplicação em outubro de cada ano. “Além de uma proposta desrespeitosa governo retirou da discussão a questão do plano de cargos, carreiras e salários”, diz o professor da UEPG, Arcélio Benetoli.

As propostas apresentadas pelo governo deixam a desejar e estão muito aquém das demandas das universidades e dos docentes”, explica a presidente do SINDUEPG/ANDES, Cíntia Xavier. Desta forma, com mais informações sobre os reais impactos da proposta, os professores da UEPG devem decidir uma posição na assembleia da próxima terça-feira, 27, às 17 horas, no auditório do PDE, UEPG campus Uvaranas.