Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Docentes da UEPG se mobilizam para garantir novo plano de carreira

30/09/2011 às 01:12

Cerca de 70 professores, reunidos nesta quinta-feira, 29/09, durante assembleia, aprovaram plano de lutas com o objetivo de garantir a implantação do projeto de reforma da carreira docente e equiparação do piso salarial com os técnicos das Universidades. A ideia discutida e aprovada por unanimidade foi estabelecer uma agenda de manifestações para o próximo mês, com objetivo de demonstrar ao Governo do Estado que tais medidas precisam ser aprovadas imediatamente e incluídas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012 que tramita na Assembleia Legislativa.

A presidente do Sinduepg, professora Cintia Xavier, destacou a importância da mobilização, lembrando que esta agenda de lutas está sendo construída conjuntamente com os Sindicatos Docentes do Paraná, na busca de construir um movimento estadual de luta pela aprovação e implantação imediata do novo plano de carreira para os docentes.

Para tanto, estão sendo programadas atividades mobilizadoras para os próximos dias: cinco, 18 e 27 de outubro, até o governo aprovar a medida. O Sinduepg não descarta a possibilidade de paralização, mas vê esta medida como última instância. “Ao longo dos anos, os professores das Universidades foram tratados com descaso pelos sucessivos governos. Agora é a hora de lutarmos pelo nosso reconhecimento como área que promove o desenvolvimento social e econômico do Paraná”, afirma Cintia Xavier.

Sindicato chama assembleia para o dia 05 de Outubro

No próximo dia cinco, os docentes decidiram marcar a próxima Assembleia, tendo como ponto de pauta indicativo de mobilização e paralisação dos professores, caso as reivindicações não sejam atendidas. Para tanto, durante a reunião do dia 29, ficou decidido que serão convidados a participar da próxima Assembleia os deputados estaduais representantes de Ponta Grossa: Marcelo Rangel (PPS), Péricles de Melo (PT) e Plauto Miró Guimarães (DEM), com objetivo de cobrar adesão ao movimento de luta pelo novo plano de carreira docente.

Segundo a professora Silvia Carvalho, departamento de Geociências, antes de tudo é necessário esclarecer um pouco mais os docentes sobre a proposta. Para ela, muitos professores acreditam que a situação já está garantida, o que não é verdade. Como apontou o professor Marcelo Bronoski, do curso de jornalismo, o governo não deu nenhuma garantia aos representantes docentes acerca da adoção da Revisão de Carreira.

“O governo não disse que nós vamos ganhar algo. Na reunião com o governador no último dia 16/09  não nos foi dado nenhuma garantir que teremos nossas reivindicações atendidas”, explica Bronoski.

Durante este debate, o professor Sérgio Gadini, departamento de Comunicação, lembrou que o problema é o pouco tempo. “Não podemos mais esperar. A Lei de Diretrizes Orçamentárias já está na Assembleia Legislativa desde agosto! Se continuar assim não teremos nenhuma revisão de carreira antes de 2013, mesmo em o governo aceitando nossas reivindicações”, avalia.

Antes de chegar à Assembleia Legislativa, a proposta deverá percorrer as Secretarias de Administração, de Planejamento e a Casa Civil.

Relembre:

A proposta de Revisão da Carreira Docente foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho formado por entidades representantes dos professores de Ensino Superior do Paraná, representantes dos reitores e pela Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O GT se reuniu ao longo de 2011 e, no dia 21/07, finalizou a proposta com os seguintes itens:

- Equiparação do piso dos professores auxiliares com o piso dos técnicos das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), que hoje é de R$ 2.382,77 (40 horas/semanais);

- Aumento no Adicional de Titulação (45% para especialistas, 70% para mestres e 100% para doutores).

No último dia 16/09, o governador Beto Richa recebeu dos representantes docentes a proposta para ser encaminhada às secretarias. Até o momento o Sinduepg e demais seções sindicais do estado não obtiveram nenhuma resposta quanto a aprovação e implantação das reivindicações docentes.

Professor, Participe! Sem mobilização não tem Revisão de Carreira!

Assembleia Docente

Data: 05/10/2011

Hora: 17h

Pauta: Mobilização e Paralisação Docente!