Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Governador Beto Richa recebe reivindicações dos Docentes

16/09/2011 às 01:12

Finalmente, após quase dois meses do Grupo de Trabalho (GT) ter concluído os estudos que definiram a pauta de reivindicação dos docentes das Universidades Paranaenses, o Governador Beto Richa toma conhecimento, porém não define cronograma para implantação da proposta de revisão da carreira.

O GT, constituído por representantes das entidades sindicais das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) finalizou a proposta no dia 21/07, com as seguintes reivindicações: equiparação do piso salarial dos docentes com os dos técnicos administrativos das Universidades Estaduais e alteração do percentual de titulação de 45% para especialistas, 70% para mestres e 100% para doutores. Segundo o estudo desenvolvido pela Seti, o impacto na folha de pagamento no Estado não será superior a 1,34%.

“Darei encaminhamento a proposta às secretarias de governo”, disse Beto Richa durante reunião nesta sexta-feira, 16/09, com secretários, reitores das IEES e representantes dos Sindicatos Docentes e Mistos, no Palácio das Araucárias.

No entanto, o governo dará respostas às exigências dos docentes de Ensino Superior somente após a proposta tramitar pelas demais secretarias estaduais. Logo após sua fala, o governador foi lembrado que os professores esperam a implantação das mudanças para o próximo ano, e, portanto, tal proposta deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa a tempo de ser incluída na lei orçamentária de 2012.

Para a presidente do Sinduepg, Cintia Xavier, a falta de uma resposta do Governador, bem como a ausência de um indicativo de data quanto às respostas às reivindicações, é preocupante. “Precisamos nos mobilizar com objetivo de garantir que o governo acate nossas exigências”, explica.

Assembleias docentes estão agendadas para os próximos dias para discutir os futuros encaminhamentos desta questão.  A próxima Assembleia do Sinduepg será no dia 28/09, às 17h. Docente, participe, a hora de lutar é esta!

Saiba mais sobre a proposta aqui - Reajuste Salarial Docente: proposta de valorização do professor de Ensino Superior no Estado do Paraná - https://sinduepg.com.br/site/?p=746