NOTA DA DIRETORIA: SINDUEPG REPUDIA ORIENTAÇÕES DO OFÍCIO CIRCULAR No 01 DA REITORIA PARA DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NOS DEPARTAMENTOS

05/04/2017 às 03:04

A direção do Sinduepg/Andes SN vem a público repudiar veementemente o Ofício Circular n.01 emitido pela Reitoria desta Universidade no dia 03 de abril de 2017, cujo trecho reproduzimos abaixo:

“Considerando, ainda, face a necessidade de ajustes nas cargas horárias dos docentes efetivos e atuais temporários, em cada Departamento da instituição, a Reitoria faz as seguintes orientações para as medidas e/ou adaptações que forem necessárias, sempre levando em conta, prioritariamente, as condições de qualidade no ensino da graduação, pós-graduação extensão e pesquisa na UEPG. Portanto ficam as chefias Departamentais e as Coordenações de Curso, em concordância com as Direções de Setor incumbidas de promover os seguintes ajustes, se necessário:

a) Unificar turmas e disciplinas teóricas e práticas na graduação, quando as ementas das mesmas forem semelhantes:

b) Reduzir e ou cancelar as ofertas das disciplinas de diversificação na graduação;

c) Reduzir e/ou cancelar a oferta de disciplinas na pós-graduação (unificar ofertas de turmas de mestrado e doutorado na mesma disciplina do respectivo programa);

d) Atribuir, prioritariamente, aulas no cursos de graduação para os docentes efetivos, acima do limite mínimo estabelecido pela política docente da UEPG;

e) Atribuir, prioritariamente, aulas nos cursos de graduação para os atuais docentes em regime CRES, acima do limite mínimo estabelecido pela política docente da UEPG, devendo ficar, no entanto, dentro dos limites de seus contratos.

f) Reduzir em casos extremos e cientificada a Reitoria e respectivas Pró-/reitorias, o atendimento dos serviços prestados à comunidade, projetos de extensão e pesquisa [...].

Entendemos que as “orientações para medidas e ou adaptações” sugeridas no Ofício, descaracterizam a função social da Universidade, pois na prática impossibilitam, em qualquer situação de aplicabilidade, “as condições de qualidade no ensino da graduação, pós-graduação extensão e pesquisa na UEPG.

Ressaltamos, ainda, que não cabe à Comunidade Universitária assumir o ônus das medidas de desmonte das Universidades Públicas Paranaenses levadas a cabo pelo atual governo. O papel das Administrações é defender, enquanto gestores, o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A solicitação aos Departamentos e Setores de Conhecimento para que administrem a crise, precarizando as condições de trabalho dos docentes e inviabilizando as atividades que configuram a Universidade como um espaço de produção de saber de qualidade, não é aceitável.

As medidas sugeridas como gerenciamento da crise apontam para a inviabilização das atividades de pesquisa e extensão estabelecendo uma divisão pedagógica que sacrifica essas atividades, mais do que outras. O aumento da carga horária, acima do previsto na Política Docente, ratifica indubitavelmente a posição, já naturalizada, expressa pelas administrações e pelo governo, de que caberá aos docentes assumirem o caos no qual as Universidades estão sendo jogadas.

Expressamos, ainda, nossa preocupação e especial atenção da Direção do Sindicato para que a deliberação do Conselho do dia 31 de março, no sentido de criar mecanismos para publicizar a distribuição dos encargos de ensino, de pesquisa e da extensão dos docentes na UEPG, não seja convertida em instrumento de coação E/OU constrangimento para os professores se submeterem a situações de trabalho incompatíveis com o exercício da docência universitária em sua plenitude.

LUTAREMOS EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA,

POR CONDIÇÕES DE TRABALHO E VALORIZAÇÃO DOCENTE!

Ponta Grossa, 05 de abril de 2017

Sinduepg/Andes-SN Gestão 2016-2018