Ato Unificado marca GREVE GERAL em Ponta Grossa no dia 28 de abril

25/04/2017 às 06:04

Nesta sexta-feira, dia 28 de abril, sindicatos e movimentos sociais unificam ações para a realização de um Ato público, marcado para as 9h00, na Praça Barão de Guaraúna (Praça dos Polacos). O ato foi convocado pelas centrais sindicais e a pauta é a manifestação contrária às reformas da Previdência, Trabalhista e Terceirizações.

Conforme indicações deliberadas pelas centrais, os grupos locais realizaram várias reuniões para alinhar as ações para o dia da Greve Geral, bem como atividades que precedem o grande ato, como panfletagens, oficinas de cartazes, entrevistas para imprensa, tempo de fala na tribuna da Câmara Municipal e outras que buscam conscientizar os trabalhadores e estudantes sobre as ameaças das reformas do governo em curso.

Outra pauta importante que se incorpora na agenda estadual é o marco dos 2 anos do Massacre do Centro Cívico – 29 de abril. Nessa data, professores e alunos das escolas e das universidades do Paraná reforçam a mensagem de que “jamais esquecerão” a barbárie ocorrida na Praça Nossa Senhora de Salete, quando o governo Beto Richa reagiu com balas de borracha e bombas de efeito moral, deixando centenas de pessoas feridas.

Nesse sentido, a Sessão Sindical dos Docentes da UEPG – Sinduepg/AndesSN em parceria com o Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG - Sintespo e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná – APP/PG, unem-se no esforço de recordar para a sociedade o despreparo e a forma violenta como o governo Beto Richa e os chamados “deputados do camburão” compreendem a questão da educação pública no estado do Paraná. A intenção, segundo os representantes sindicais, é também dizer que os ataques não cessaram, uma vez que desde o episódio fatídico de 2015, várias ações governamentais passaram a afrontar a autonomia das universidades, apontando para o desmonte das escolas públicas e a falta de respeito para com os direitos dos trabalhadores da educação.

Além do Ato Unificado, na agenda do dia 28 de abril, a partir das 7h00 acontece panfletagem nos portais do Campus Central e Uvaranas. Está prevista também uma exposição das fotos produzidas por alunos do curso de Jornalismo da UEPG (através do projeto de extensão Lente Quente) que trazem o registro da violência que os professores sofreram no dia 29 de abril de 2015. O local dessa exposição será divulgado em breve.