Docentes da UEPG paralisam as atividades para manifestação contra o Sistema Meta-4

10/05/2017 às 07:05

Os docentes da UEPG decidiram por unanimidade, no final da tarde desta terça-feira, 09 de maio, pelo não envio dos dados referentes à folha de pagamento e pela não inclusão da instituição no sistema Meta-4 do governo Beto Richa. Na assembleia, realizada no Auditório do PDE (Campus Uvaranas), estavam presentes também o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli. A deliberação dos docentes foi por uma paralisação que acontece nesta quinta-feira, dia 11 de maio.

Na agenda das atividades está previsto para às 9 horas um Ato Público, na Praça Santos Andrade (Campus Central) e à tarde, no Observatório Astronômico (Campus Uvaranas), os docentes devem acompanhar, numa transmissão ao vivo, a reunião unificada dos conselhos das sete universidades do Paraná (UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, UNESPAR e UENP). A presidenta do Sinduepg, Rosângela Petuba, estará presente nessa reunião que acontece em Londrina. Segundo ela, trata-se de um momento histórico para as universidades públicas do Paraná: “É a primeira vez que os conselhos das sete IEES se encontram e num momento extremamente decisivo. A inclusão das instituições no Meta-4 fere princípios constitucionais e vai acabar com a carreira docente e, por consequência, compromete a qualidade do ensino, pesquisa e extensão das universidades estaduais”, destaca Petuba.

À noite será realizado, no Auditório do Observatório Astronômico (Campus Uvaranas), o Painel Temático: Universidades Estaduais e o Desenvolvimento Regional, com a painelista professora e pesquisadora do Departamento de Economia da UEPG, Dra. Augusta Pelinski Raiher.