31/05/2017 às 06:05

No dia 07 de junho o Sinduepg/Andes-SN vai sediar o encontro regional Sul do Andes e, entre as atividades programadas, está a realização de um Seminário com o título “Autonomia e Financiamento das Universidades Estaduais do Paraná: a agenda regressiva do governo Beto Richa”. Os palestrantes serão a presidenta do Andes-SN, Eblin Farage e o presidente da Adunioeste, Luiz Fernando Reis.

Trata-se de um encontro que deve reunir representantes do Setor Jurídico do Andes-SN, representantes das cinco sessões sindicais paranaenses e também de outros sindicatos das IEES.

A escolha em trazer para Ponta Grossa essa agenda de encontro do Andes foi um pedido da direção em virtude do posicionamento da reitoria no processo de tomada de decisão pelo envio dos dossiês (com informações da folha de pagamento dos técnicos e docentes da UEPG) para o governo Beto Richa implantar o Sistema Meta-4.

Segundo Rosangela Petuba, presidenta do Sinduepg, o posicionamento da reitoria da UEPG repercutiu de forma negativa após o Conselho Unificado realizado no dia 11 de maio, em Londrina. “Num encontro realizado no Rio de Janeiro, a direção do Andes Nacional compreendeu que, escolher a nossa cidade para sediar um evento importante da agenda nacional, representa um esforço de fortalecer a luta sindical dos docentes”, avalia Rosangela.

Para o encontro está confirmada também a presença da 2ª Vice-presidente da Regional Sul do Andes, Mary Sylvia Miguel Falcão (Sindunespar). Na sua avaliação, o momento de retiradas sistemáticas de direitos trabalhistas exige que o movimento sindical organize as suas bases em defesa da universidade pública frente aos ataques da agenda economicista de Temer, alinhada com as políticas do governo paranaense que busca privatizar as IEES. “Esse seminário tem a intenção de ampliar o debate sobre as políticas de retrocesso implementadas pelo governo Beto Richa com a  intenção de retirar a autonomia financeira das universidade por meio do sistema Meta 4,  bem como acabar com os direitos trabalhistas conquistados. Acreditamos que o momento exige a organização dos professores em defesa de uma universidade pública, laica, gratuita e socialmente referenciada", destaca Mary Falcão.

O seminário acontece às 19h00, no Grande Auditório (Campus Central), com entrada franca. Na realização do evento o Sinduepg conta com apoio dos Programas de Pós-Graduação da UEPG em Educação, Estudos da Linguagem, História e Jornalismo.