Governo boicota audiência e demostra falta de diálogo com as Universidades

13/07/2017 às 12:07

As sete Universidades Estaduais estiveram reunidas em Audiência Pública para discutir a situação do Ensino Superior no Paraná. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (11) no Plenário da ALEP e contou com a presença de deputados, representantes da defensoria pública, reitores, sindicatos docentes, sindicatos técnicos e estudantes. Nenhum representante do governo estadual participou do encontro, apesar de convidados.
     O encontro foi enfático na defesa da autonomia plena das Universidades, rechaço ao programa de gestão “meta 4” e reforçou o impacto das IEES no desenvolvimento regional do Estado. “As Universidades tem um papel central no desenvolvimento do Paraná. Para além do conhecimento intelectual que geram riquezas, oferecem serviços e atendimento para população do Paraná.” Destaca o coordenador do Fórum das Ad’s, Luiz Fernando Reis (Unioeste).
Como deliberação, serão realizadas novas Audiências públicas no interior do Estado, para fomentar a discussão sobre o Ensino Público Superior do Estado, além de abertura de espaço para o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Luiz Baesso, exponha os problemas das Universidades em Sessão Plenária da Assembleia dos deputados.