Sinduepg repudia atitude antissindicalista do governador Beto Richa

07/08/2017 às 11:08

O Sinduepg/Andes-SN vem publicamente manifestar repúdio à forma desrespeitosa que o governador Beto Richa (PSDB) se refere aos sindicatos dos servidores públicos do estado do Paraná em notícia veiculada no portal da Gazeta do Povo, nesta quinta-feira, 03 de agosto (http://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/demandas-insaciaveis-de-servidores-ameacam-quebrar-o-parana-diz-richa-7q6i8ryt4lyz1syovyc563df8).

Suas declarações demonstram total desconhecimento da composição e atuação legal e legítima de diversos sindicatos que representam as categorias do funcionalismo público. Ao acusar o movimento sindical de “tentar agredir o governo” quando “se organizaram no Centro Cívico”, o governador Beto Richa ignora que no Massacre do dia 29 de abril de 2015, centenas de professoras e professores, servidores e servidoras saíram feridos por bombas de efeito moral e balas de borracha.

Ao “insinuar” que funcionários públicos desfrutam de “privilégios” procurou colocá-los no mesmo pé de igualdade de membros do judiciário e legislativo que recebem generosos benefícios, tais como auxílios-moradia de grande monta e necessidade questionável. Ou mesmo a episódios como a de uma recente viagem à China, com escala em Paris, a qual rendeu a obrigação da devolução de recursos aos cofres públicos.

Ao mencionar demandas “infinitas e insaciáveis” esqueceu de destacar os nomes de secretários e deputados da sua base aliada, inclusive o próprio governador e seus parentes, apontados em diversas investigações de corrupção como por exemplo os desvios de verbas das escolas públicas (Operação Quadro Negro), propinas envolvendo agentes da Receita Estadual (Operação Publicano) e denúncias nas delações da Operação Lava Jato, lista do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot e fraudes nas licenças do Porto de Paranaguá.

Defendemos, acima de tudo, os direitos e a dignidade das trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo público do estado do Paraná. Repudiamos a atitude antidemocrática e despreparada de um governador que até agora só demonstrou inabilidade para o diálogo e, principalmente, reforçamos que sejam investigados e punidos todos os crimes de corrupção que comprometem os direitos básicos do povo paranaense. Será muito esperar rigor e decoro, numa postura adulta e responsável do ocupante do posto máximo do executivo estadual?

Ponta Grossa, 07 de agosto de 2017

Sinduepg/Andes-SN Gestão 2016/2018