Sinduepg será representado na 6ª Conferência Estadual das Cidades

09/08/2017 12:08Atualizado - 01:01

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto acontece em Foz do Iguaçu a etapa paranaense da 6ª Conferência Estadual das Cidades e o Sinduepg/Andes-SN se fará representado pelo professor do  Departamento de Geociências, Dr. Gilson Burigo Guimarães, vice-presidente do sindicato, na qualidade de um dos delegados da cidade de Ponta Grossa do segmento “trabalhadores”.

Obedecendo uma estrutura que contempla etapas municipais e estaduais, a Conferência Nacional das Cidades acontece desde 2003 e já foram realizadas 5 edições, a mais recente em 2013. Para a edição atual o tema selecionado foi a “Função Social da Cidade e da Propriedade” no esforço de destacar a importância do interesse coletivo. Já o lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” contempla o caráter igualitário e equânime qualificando o significado do tema.

Burigo participou da 6ª Conferência Municipal, que ocorreu em junho de 2016, e destaca a importância da participação docente nesta modalidade de evento: “São momentos de exercício democrático da cidadania que ultrapassam o plano teórico. Tem-se uma oportunidade única para o debate da execução de políticas públicas, confrontando-se propostas e resultados, identificando-se o que tem dado certo e onde estão as lacunas para o funcionamento equilibrado de nossas cidades”.

Ao todo 33 propostas foram aprovadas em âmbito municipal nos seguintes eixos: meio ambiente; infraestrutura e equipamentos urbanos; mobilidade e acessibilidade; habitação e direito à cidade; expansão urbana; patrimônio, cultura e turismo e  gestão e administração da cidade.

Do conjunto de propostas, a plenária democraticamente elegeu três para apresentar na conferência estadual:

1)    Desenvolver programa socioeducativo multidisciplinar de gestão participativa com foco na conservação dos recursos hídricos integrando os diversos setores da sociedade, com suporte financeiro via compensação ambiental.

2)    Revisar a legislação vigente relativa ao transporte público, criando um mecanismo que garanta que as decisões (como as definições de tarifas, a contratação de concessionárias e outros) sejam realizadas com responsabilidade social e transparência, com participação popular e com embasamento técnico, nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

3)    Divulgar os resultados das Conferências da Cidade junto às Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior, estimulando atividades de extensão, promovendo a pedagogia urbana.

Mais detalhes em:

http://conferenciadacidade.pontagrossa.pr.gov.br/ e