Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Em defesa da UNILA

09/08/2017 às 07:08

     O Sinduepg/Andes-SN manifesta publicamente o apoio em defesa à  Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sediada na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná, diante do ataque que representa a emenda aditiva (n° 55 à Medida Provisória nº 785/2017,) que propõe a sua extinção por meio da criação da Universidade da Fronteira Oeste. 
     A emenda que propõe a mudança foi apresentada pelo deputado federal Sérgio Souza, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Vale destacar que seu nome é citado na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investigava fraudes na produção e comercialização de produtos e o pagamento de propina a agentes do Ministério da Agricultura por parte de frigoríficos.
      Conforme já declarado pela reitoria da instituição, sindicatos e outras entidades que defendem a Unila, a mudança proposta fere a autonomia universitária assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e garantida pela Constituição Federal. Representa, sobretudo, um claro ataque ao modelo de integração que a instituição representa pela perspectiva de integração latino-americana. 
      Avaliada no contexto nacional, é possível identificar que trata-se de mais uma linha de ação estratégica das forças conservadoras e neo-liberais no esforço de deslegitimar um projeto político de integração para fortalecer o projeto desenvolvimentista a partir do agronegócio, nos quais os interesses de um grupo econômico prevalecem sobre os interesses e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e integrador com os países da tríplice fronteira. 
 
Moção de Repúdio e Petição Pública  
    O ANDES-SN aprovou no 62° Conad, realizado de 13 a 16 de julho em Niterói, uma moção em repúdio à referida emenda. Também foi criado um abaixo-assinado eletrônico em defesa da Unila. 
A petição pública pode ser acessada neste endereço: