Impasses das Universidades Estaduais será tema de Audiência Pública em Ponta Grossa

08/09/2017 12:09Atualizado - 12:12

Está marcada para o dia 18 de setembro, às 19h00, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Campus Central), a realização de uma audiência pública para discutir os impasses criados pelo governo Beto Richa (PSDB) em relação às universidades públicas do Paraná. Devem compor a mesa deputados da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas do PR, o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, representantes dos movimentos sindical, estudantil e do Comitê em Defesa das IEES-PR (estadual e local), além de autoridades da cidade e região dos Campos Gerais.

Para esse encontro, que tem como objetivo ampliar o debate sobre as implicações das ações do governo sobre as IEES/PR e que integra uma série que está ocorrendo nas demais cidades que sediam as sete instituições de ensino superior público do estado, está confirmada também a participação da professora e pesquisadora Dra. Augusta Pelinski Rahier, do Departamento de Economia da UEPG. A professora é organizadora do livro “As universidades estaduais e o desenvolvimento regional no Paraná”, publicado recentemente. A obra é resultado de uma investigação conjunta de pesquisadores da UEPG, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

A direção do Sinduepg/Andes-SN, avalia que será um espaço importante para discutir o cenário atual e reforçar a importância de lutar pelo caráter público e gratuito das universidades públicas paranaenses. “Estamos em campanha massiva desde o mês de junho deste ano e outras atividades

devem acontecer para debater temas centrais sobre a manutenção do sistema público estadual de Ensino Superior, entre eles, a inclusão das IEES/PR no sistema RH Meta-4 e a deturpação no entendimento do significado do Tempo Integral de Dedicação Exclusiva – TIDE”, de acordo com a presidenta do sindicato, Rosângela Petuba.

Nesta semana o Comitê Local em Defesa das IEES/PR reuniu representantes dos sindicatos e do movimento estudantil para organizar as tarefas de divulgação e organização da audiência, bem como de outras atividades que serão realizadas nos próximos dias.