Docentes comemoram 15 anos de SINDUEPG

06/12/2017 às 11:12

Neste domingo (03) docentes da UEPG se reuniram para um almoço em comemoração aos 15 anos da Seção Sindical dos Docentes da UEPG – Sinduepg/Andes-SN. A história do sindicato começou com um grupo que integrava a Associação dos Docentes, a ADUEPG. Eles compreendiam, na época, a necessidade de uma organização mais representativa e autônoma. Em 12 de dezembro de 2002 foi fundada a Seção Sindical dos Docentes da UEPG – Sinduepg, filiada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes.

Durante esses 15 anos o Sinduepg se firmou como legítimo representante dos docentes da UEPG, numa trajetória marcada por resistência, luta, convivência, informação e formação pela dignidade docente e também por outras pautas que vão além daquelas específicas da categoria.

Para a atual direção, esse momento de comemoração é fundamental porque resgata a trajetória de lutas ao mesmo tempo que renova as forças para que o movimento docente compreenda a necessidade de resistir e lutar pela manutenção e ampliação dos direitos. “Vivemos hoje momentos difíceis, é certo. Mas, a história nos mostra que nunca foi fácil. Se chegamos até aqui foi com muita luta, resistência e força. O processo sem dúvida nos traz ganhos: amadurecimento, companheirismo, formação e consciência dos nossos direitos, bem como a defesa por uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada”, considera a presidente do Sinduepg, Rosângela Petuba.