Governo inicia cálculo de aposentadorias e Sinduepg convoca categoria para discutir as ameaças em relação ao TIDE

15/12/2017 às 10:12

O Sinduepg/Andes-SN convoca a categoria para mais uma Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá na próxima terça-feira (19), às 14h00 no Grande Auditório da UEPG (Campus Central). Na pauta dessa assembleia estão as mais recentes decisões do governo em relação ao Tempo Integral e Dedicação Exclusiva -TIDE e o cálculo das aposentadorias dos docentes que aguardam o processo. Segundo informações repassadas das Pró-Reitorias de Recursos Humanos – PROHR das Instituições Estaduais de Ensino Superior IEES/PR, o governo deu início aos cálculos e, nesse caso, a interpretação em relação ao TIDE (como gratificação e não como regime de trabalho conforme reivindica a categoria) pode representar grandes perdas salariais.

Para a direção do sindicato, o cenário de ataque do governo às IEES paranaenses tem se acirrado e é fundamental que os docentes participem dessa assembleia. Serão apresentadas informações sobre as ações do governo (relativas ao cálculo da aposentadoria) com parecer e orientações do setor jurídico da Regional Sul do Andes-SN. A presidenta do Sinduepg, Rosângela Petuba, afirma que a situação do cálculo das aposentadorias é algo que implica tanto para os docentes que aguardam o pedido de aposentadoria quanto os da ativa. “Precisamos informar a categoria sobre a forma como está sendo feito esse cálculo, orientar juridicamente e definir quais serão as estratégias para fazer valer os nossos direitos adquiridos ao longo da carreira”, reforça Petuba.

Outro ponto de pauta é a eleição de Delegados para 37º CONGRESSO do ANDES-Sindicato Nacional, que acontecerá entre os dias 22 a 27 de janeiro de 2018,  na cidade Salvador/BA.