Sinduepg avalia atividades de 2017 e perspectivas para o próximo ano

21/12/2017 às 08:12

A direção do Sinduepg/Andes-SN esteve reunida nesta quarta-feira (20) para avaliação das atividades de 2017 e planejamento do próximo ano da gestão. Na tarde de terça-feira (19) aconteceu a última assembleia do ano, na qual os docentes foram informados sobre o início dos cálculos das aposentadorias cujos processos aguardavam uma definição de encaminhamento, após o impasse criado pelo governo quanto ao entendimento a ser dado ao adicional de TIDE. Só na UEPG são 48 casos de aposentadoria que aguardam a definição há mais de um ano, sendo que no estado são mais de 300.

A Paranaprevidência iniciou o cálculo das aposentadorias considerando o TIDE como gratificação – conforme parecer do TCE e contrário ao entendimento do próprio governo durante os últimos 20 anos, que o incorporava ao salário como Regime de Trabalho. A integralidade do cálculo estaria garantida somente para os casos de docentes que já tinham TIDE em 1998. Para os demais, a regra do governo é proporcionalizar o cálculo anualmente.

Na segunda-feira a direção buscou informações junto à reitoria sobre esses cálculos. A orientação do Sinduepg para os docentes é que, caso sejam notificados para se manifestarem sobre os cálculos realizados, encaminhem ao sindicato para que o setor jurídico do Andes avalie cada situação específica. Atualmente 3 ações tramitam em caráter de urgência – Andes, Sindiprol e Sinteemar – sobre o TIDE, buscando resguardar os direitos dos docentes.

Contratos temporários

Quanto aos professores colaboradores a previsão é que em 2018 os departamentos continuem com a mesma carga horária (7.200 horas solicitadas pelos setores – equivalente a 80 colaboradores com regime de 20 ou 40 horas). Uma definição ocorrerá somente após a reunião da CPS (em 10 de janeiro/18). Na UEPG, o quadro de colaboradores é de 210 para 729 efetivos (incluindo aqueles em processo de aposentadoria).

Meta-4

Outra afirmação da reitoria é que, a partir de janeiro, a folha de pagamento da UEPG já será emitida via Sistema RH Meta-4. Essa é mais uma das preocupações do movimento docente, uma vez esse “controle” por parte do governo ameaça diretamente a autonomia universitária.

Durante todo o ano de 2017 o Sinduepg promoveu debates relativos a essa temática para alertar a categoria sobre o que está em jogo. Sobretudo, deixando clara a inconsistência do argumento do governo de que essa inclusão das IEES/PR no Meta-4 seja uma medida em prol da transparência dos gastos públicos. Afinal, todos os valores (salários, gastos de custeio e manutenção etc.) estão acessíveis nos portais de transparência e as instituições são constantemente avaliadas por auditorias.

A direção avalia que esse será um dos pontos de tensão já no início do ano para a categoria.

Congresso Nacional do Andes-SN

Durante a assembleia foram eleitos também os delegados que irão representar o Sinduepg no 37º Congresso do Andes-SN que acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro, na cidade de Salvador-BA. O sindicato será representado por uma delegação de 5 docentes: sendo da direção a professora Silvana Ohse (Dpto. de Fitotecnia e Fitossanidade) e da categoria (sindicalizados) os docentes: Almir Nabozny (Dpto. de Geociências); Arcelio Benetoli (Dpto. de Farmácia); Erivan Cassiano Karvat (Dpto. de História) e Patrícia Martins (Dpto. de História).

Com o tema “Em defesa da Educação Pública e dos Direitos da Classe Trabalhadora: 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba”, a diretoria avalia positivamente essa participação, tendo em vista a qualidade do debate que acontece nesse espaço e das diretrizes que são definidas para a atuação do movimento sindical no ano que se inicia.