SINDICATO DEVE ENTRAR COM MEDIDA DE SEGURANÇA SE O GOVERNO NÃO PAGAR OS SALÁRIOS DE JANEIRO DOS PROFESSORES DA UEPG

31/01/2018 01:01

Na manhã desta quarta-feira (31) a direção do SINDUEPG/Andes entrou em contato com o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, para esclarecer os motivos pelos quais não foram efetuados os pagamentos dos salários dos docentes (referente ao mês de janeiro de 2018).  Segundo o reitor, o atraso se deve a um problema de ajuste técnico do SIAF, novo sistema de geração da folha de pagamento, e a previsão é de que até as 17horas de hoje (31), os valores sejam devidamente creditados. Atentos às ameaças por parte do governo, no dia 29 a Direção solicitou reunião com a Reitoria para buscar informações sobre a possibilidade do não pagamento dos servidores no dia 31. Na ocasião, o reitor sinalizou que o pagamento seria efetuado de forma normal.

Embora a reitoria considere que a situação não esteja vinculada ao Sistema RH Meta-4, no dia 22 de janeiro, o Secretário da Fazenda Mauro Ricardo, afirmou publicamente não saber se seria possível efetuar os pagamentos no prazo, tendo em vista o atraso e resistência da UEL e UEM, quanto ao envio dos dados para inclusão no sistema Meta-4.

Caso não se cumpra o prazo dado pelo reitor da UEPG, o SINDUEPG entrará amanhã (01 de fevereiro) com Mandado de Segurança, assim como devem proceder também os demais sindicatos das IEES/PR. Segundo Rosangela Petuba, presidenta do Sinduepg, o movimento docente se reúne nesta sexta-feira, na cidade de Maringá para avaliar tanto questões de pagamento com o Sistema Meta-4, quanto o TIDE e outras demandas das IEES-PR. Conforme os desdobramentos, a Direção convocará uma Assembleia da Categoria.