Sinduepg cobra reitoria sobre aposentadoria docente, professores colaboradores e segurança na UEPG

16/03/2018 01:03Atualizado - 02:02

A Diretoria do Sinduepg esteve reunida na manhã dessa quinta-feira (15/03) com o Reitor Carlos Luciano Sant'Ana Vargas, Vice-Reitora Gisele Alves de Sá Quimelli e Pró-Reitora de Recursos Humanos Silviane Buss Tupich para tratar de assuntos referentes ao andamento de processos de aposentadoria, contratação de professores colaboradores e segurança na UEPG.

Sobre este último ponto a Direção enfatizou a gravidade do momento atual, com o recrudescimento de roubos e assaltos, e questionou o andamento das providências que foram compromisso em 2017.

Sobre o descaso do Governo Beto Richa em promover uma rápida solução à necessidade de contratação de professores colaboradores em todas as IEES/PR, levando à reprodução do mesmo clima de insegurança do ano passado e pondo em risco a manutenção dos calendários universitários, a Reitoria relatou ao Sindicato que a APIESP se reunirá na próxima terça-feira (20/03) para definir estratégias de ação.

A Direção do Sindicato acompanhará cuidadosamente a evolução deste quadro e, conforme os desdobramentos, convocará a categoria docente para apreciação e deliberação das próximas ações do movimento docente face a mais esse ataque às Universidades Estaduais do Paraná.

É importante relembrar que o atraso e os cortes na contratação dos colaboradores geraram muitas dificuldades à UEPG e às demais IEES/PR no ano de 2017, e tudo indica que o processo de precarização e desmonte das universidades públicas do Paraná continua em curso e deve se acentuar em 2018. A situação é tão grave que a UNICENTRO já indicou, por meio de nota pública, que deve suspender o calendário universitário (https://www3.unicentro.br/noticias/2018/03/12/comunicado-sobre-a-suspensao-do-calendario-academico-da-unicentro-conforme-decisao-do-conselho-de-ensino-pesquisa-e-extensao/)