Assembleia deve discutir situação dos professores colaboradores e concursados que aguardam nomeação na UEPG

19/03/2018 07:03Atualizado - 11:11

No início da tarde desta segunda-feira, a reitoria da UEPG informou à direção do Sinduepg/Andes-SN que o Decreto 9.026, publicado na última sexta-feira, será revogado. O decreto reduz a carga horária de todas universidades e assim que publicado, três das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná decidiram suspender o calendário de 2018, entre elas UEL, UNESPAR e UNICENTRO. O novo decreto que recompõe as cargas horárias das IEES/PR, deve ser publicado até o final tarde de hoje.

Para discutir os desdobramentos dessa situação, o sindicato convocou uma assembleia da categoria para esta quarta-feira, dia 21, às 16h, no Anfiteatro do PDE (Campus Uvaranas).

Segundo Rosângela Petuba, o quadro que já era preocupante tornava-se quase insustentável com o decreto publicado na sexta-feira. De toda forma, a questão não deve ser tratada apenas pela perspectiva de contratação de colaboradores. “Nós do Sinduepg, em conjunto com as demais representações sindicais do Paraná já alertávamos e vínhamos cobrando do governo a realização de concurso para contratação de professores efetivos, bem como a nomeação dos aprovados no concurso de 2016. As universidades ampliaram o número de cursos sem contratar o número suficiente de professores efetivos para atender a demanda, nem mesmo para substituir casos de aposentadorias ou licenças”, conclui Rosângela.