Notícias

Categoria reivindica que governo cumpra promessas relativas a concursos públicos de docentes

23/03/2018 01:03Atualizado - 17:17

Assessoria Sinduepg

O Sinduepg/Andes-SN vai intensificar os seus esforços na busca de informações e acompanhamento dos processos de regularização de entrada de novos professores efetivos na UEPG – tanto no que diz respeito às nomeações como às homologações de concursos. Esse foi um dos encaminhamentos definidos na assembleia docente realizada na tarde desta quarta-feira (21).

A avaliação do movimento docente é que a precarização nas condições de trabalho está levando as IEES/PR à beira do caos e a autorização de contratação de professores colaboradores, dada no Decreto 9.028/2018, não resolve o problema. Segundo Rosângela Petuba, presidente do Sinduepg, é preciso avaliar a questão dos colaboradores no seu ponto nevrálgico.  “Entendemos como um sintoma que revela o desmonte das universidades públicas, uma vez que a cada 4 professores 1 é colaborador. Nossa luta é para que a cada 10 docentes, apenas 1 seja colaborador e esteja nas condições que consideramos emergenciais, de caráter excepcional”, avalia Rosângela.

De acordo com Gilson Burigo, vice-presidente do sindicato, há outras faces da precarização das condições de trabalho docente dos professores em contrato temporário. “Não devemos aceitar como norma a ideia de que os professores colaboradores tenham contratos exclusivamente de 20 horas e que suas atividades estejam restritas ao ensino. É fundamental que se estabeleçam também as condições para suas inserções em projetos de pesquisa e extensão”.

A situação dos colaboradores não está resolvida

Trata-se de uma questão diretamente ligada às discussões que aconteceram sobre os decretos 9.026 (publicado em 19/03/2018) e 9.028(publicado em 20/03/2018) referentes ao número de horas autorizadas pelo governo para contratação de professores no Regime Especial CRES (colaboradores).

O Decreto 9.026, que reduzia praticamente pela metade a carga horária de todas universidades, assinado e encaminhado às universidades no fim da tarde da última sexta-feira, foi revogado pelo governo na manhã de segunda-feira. Isso ocorreu após três das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná (UEL, UNICENTRO e UNESPAR)  decidirem suspender o calendário de 2018, alegando que seria impossível dar continuidade às atividades naquele cenário.

Já o Decreto 9.028 ainda apresenta déficit para instituições como a UEM, UEPG, UNESPAR e UNIOESTE, conforme apresentado no quadro abaixo:

Na análise apresentada pelo sindicato, durante a assembleia, foram destacados outros dados que revelam a complexidade e a gravidade desse cenário.

Universidades operam com defasagem de professores

A Lei Estadual 16.555/2010, que quantifica o total de cargos docentes para as IEES/PR, determina para a UEPG o número de 1018 professores Entretanto, a realidade revela que nem esse “teto legal” é cumprido, ou seja, há um déficit de docentes com base na legislação vigente.  Importante destacar que o teto da lei em si já está defasado, dado o crescimento da instituição nesses últimos anos em termos de cursos de graduação e pós-graduação, além dos projetos de pesquisa e extensão.

Segundo dados da PRORH,  hoje na UEPG são 739 docentes efetivos e 230 professores resultarão das horas autorizadas para contratação de colaboradores (Regime Especial CRES - 6.300 horas). O que revela a gravidade da situação é que atualmente 66 vagas aguardam processo de anuência (por ex., exonerações, falecimentos etc.), e estas não têm sido reconhecidas pelo governo. Outras 27 vagas aguardam homologação, 29 docentes a nomeação e aproximadamente 50 professores estão em licença remuneratória, na espera de conclusão de seus processos de aposentadoria. Esses números somam 172 vagas que deveriam se traduzir em novos professores efetivos.

Entrar em contato

• SEÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (SINDUEPG)
  • SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES-SN)
  • Alameda Nabuco de Araújo, 500 - Uvaranas