Notícias

Painel vai discutir o desmonte das Universidades Públicas do Paraná durante o Governo Beto Richa

02/04/2018 04:04Atualizado - 05:05

Assessoria Sinduepg

         Nesta terça-feira (03), às 19h no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Campus Central) acontece o painel “DESMONTE DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ: retrato dos últimos 7 anos e 93 dias”. A atividade faz parte da agenda de mobilização de diversos sindicatos das IEES/PR.

         Devem compor a mesa como painelistas a professora Dra. Rosângela Maria Petuba (Departamento de História/UEPG e Presidente do Sinduepg); Emerson José Barbosa, presidente do Sintespo; o Deputado Péricles de Holleben Mello (Representante da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná) e o estudante Carlos Picanço (do curso de Direito/UEPG do Setorial de Ensino, Pesquisa e Extensão do DCE).

         O objetivo do evento é apresentar um retrato dos ataques às universidades públicas paranaenses durante os dois mandatos do governo Carlos Alberto Richa (PSDB), que no dia 06 deve entregar o cargo para a vice-governadora Maria Aparecida Borghetti (PP).

         Segundo o professor Dr. Gilson Burigo Guimarães (Dpto de Geociências e vice-presidente do Sinduepg) o cenário orçamental, de descaso quanto às verbas de custeio das instituições e de condições de trabalho dos docentes para o ano letivo de 2018 beira o caos. “Essa data é uma forma de protesto quanto ao desmonte das IEES do PR e nosso objetivo é apresentar os dados e alertar a comunidade universitária e a sociedade para o cenário que vamos enfrentar. Nesse ano eleitoral é fundamental contrapor discursos oficiais e discutir dados de realidade que, no caso do ensino superior do nosso estado, é demasiadamente preocupante”, avalia Gilson.

         A direção do Sinduepg/Andes-SN realiza o evento em parceria com o Sintespo e DCE e co-realização dos Programas de Pós-Graduação da UEPG: Educação, Geociências, História, Jornalismo e Letras. Serão emitidos certificados e a entrada é franca. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/LsSLfG4FcehnhfFy1.

 



Entrar em contato

  • SEÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (SINDUEPG)
  • SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES-SN)
  • Alameda Nabuco de Araújo, 500 - Uvaranas
  • Ponta Grossa - Paraná - CEP 84.031-510
  • Fone: 42.3235-4106 - 42.9867-9943 (Tim) - 42.8403-2939 (OI)
  • e-mail: sinduepg@sinduepg.com.br
  • Expediente: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13:00 às 17:00