Painel vai discutir o desmonte das Universidades Públicas do Paraná durante o Governo Beto Richa

02/04/2018 04:04Atualizado - 05:05

Nesta terça-feira (03), às 19h no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Campus Central) acontece o painel “DESMONTE DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ: retrato dos últimos 7 anos e 93 dias”. A atividade faz parte da agenda de mobilização de diversos sindicatos das IEES/PR.

Devem compor a mesa como painelistas a professora Dra. Rosângela Maria Petuba (Departamento de História/UEPG e Presidente do Sinduepg); Emerson José Barbosa, presidente do Sintespo; o Deputado Péricles de Holleben Mello (Representante da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná) e o estudante Carlos Picanço (do curso de Direito/UEPG do Setorial de Ensino, Pesquisa e Extensão do DCE).

O objetivo do evento é apresentar um retrato dos ataques às universidades públicas paranaenses durante os dois mandatos do governo Carlos Alberto Richa (PSDB), que no dia 06 deve entregar o cargo para a vice-governadora Maria Aparecida Borghetti (PP).

Segundo o professor Dr. Gilson Burigo Guimarães (Dpto de Geociências e vice-presidente do Sinduepg) o cenário orçamental, de descaso quanto às verbas de custeio das instituições e de condições de trabalho dos docentes para o ano letivo de 2018 beira o caos. “Essa data é uma forma de protesto quanto ao desmonte das IEES do PR e nosso objetivo é apresentar os dados e alertar a comunidade universitária e a sociedade para o cenário que vamos enfrentar. Nesse ano eleitoral é fundamental contrapor discursos oficiais e discutir dados de realidade que, no caso do ensino superior do nosso estado, é demasiadamente preocupante”, avalia Gilson.

A direção do Sinduepg/Andes-SN realiza o evento em parceria com o Sintespo e DCE e co-realização dos Programas de Pós-Graduação da UEPG: Educação, Geociências, História, Jornalismo e Letras. Serão emitidos certificados e a entrada é franca. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/LsSLfG4FcehnhfFy1.