Entidades avaliam como positivo o debate realizado entre os candidatos à reitoria da UEPG

08/05/2018 às 05:05

Na manhã desta segunda-feira (07) representantes do Diretório Central dos Estudantes - DCE, Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG - Sintespo e Seção Sindical dos Docentes da UEPG – SINDUEPG e representante da Chapa 3 – “Transformar UEPG”, estiveram reunidos para avaliar a realização do debate entre os candidatos à reitoria que aconteceu na noite do dia 03 de maio (quinta-feira), no Grande Auditório do Campus Central. A Chapa 1 - “Somos UEPG” não enviou representante para esta reunião.

O momento de avaliação ocorreu em obediência a um cronograma definido pelas três entidades e por representantes das duas chapas. Além de uma análise minuciosa do debate que aconteceu na última quinta-feira, a possibilidade de um segundo debate, ainda obedecendo um acordo prévio entre entidades e chapas, também foi discutida. Como resultado ficou indicado que o DCE, em conjunto com centros acadêmicos da UEPG, deverão organizar o próximo debate no dia 14 de maio.

Segundo a avaliação da presidenta do SINDUEPG, Rosângela Petuba, o debate transcorreu dentro das expectativas do sindicato. “Nós entendemos que debater propostas é sempre importante, agradecemos a participação de todas e todos que se envolveram nessa organização e dizer que obviamente os assuntos relevantes nesse processo não se esgotam num único debate. Por isso apoiamos a iniciativa do movimento estudantil em assumir o protagonismo nesse processo e dar sequência ao debate, que para nós representa um importante instrumento para esclarecer a comunidade acadêmica sobre o que está em jogo e quais são as propostas e o projeto de universidade que cada chapa defende”, conclui Rosângela.

A direção do Sintespo, por sua vez, avalia que o debate cumpriu sua função de esclarecimento e demonstrou a valorização do tema pela comunidade universitária. “Propostas e o estilo de administrar futuramente a UEPG, ficaram expostos pelas duas chapas concorrentes”, avalia Mauricio José Kaczmarech da Diretoria do SINTESPO. Sobre a realização de um segundo debate, o SINTESPO havia manifestado interesse na realização nos mesmos moldes do primeiro.

Para o DCE, que deve dar sequência em conjunto com os centros acadêmicos da UEPG ao processo de debate público, o debate unificado foi um momento muito importante para reunir os segmentos da universidade e refletir sobre o futuro da reitoria. Entretanto, destaca que : “a gestão Desatando Nós, pensa que a visão estudantil acerca da universidade é muito diferente dos demais segmentos, assim, um debate exclusivo de pautas  estudantis precisa e deve acontecer”, afirma Guilherme Portela, representante do DCE.