Chapa ‘ANDES Autônomo e de Luta’ é eleita para assumir diretoria do Sindicato Nacional

15/05/2018 10:05Atualizado - 19:19

A chapa 1 – ‘ANDES Autônomo e de Luta’ foi a eleita para assumir a diretoria do sindicato Nacional no biênio 2018/2020, com 51,7% do total de votos. Foram quase 17 mil votantes, o que representa 24,4% do quadro de professoras e professores aptos a votar. Em Ponta Grossa, através do SINDUEPG, 18,7% compareceram à votação e a chapa 1 obteve 72,9% dos votos (43 votaram chapa 1 e 15 votaram chapa 2). No Paraná o comparecimento foi de 23% dos sindicalizados.

A chapa que assumirá a nova gestão do Andes é constituída pelo presidente, Antônio Gonçalves Filho, da Apruma Seção Sindical do Andes - SN; a secretária-geral, Eblin Farage, da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff SSind) e atual presidente do ANDES-SN; e a tesoureira, Raquel Dias Araújo, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece SSind).

A direção do SINDUEPG parabeniza a chapa eleita num processo legítimo e transparente promovido pelo Andes-SN e garantido pelas seções sindicais. Entretanto, chama a atenção a baixa adesão dos docentes no processo eleitoral. Segundo Gilson Burigo, vice-presidente do SINDUEPG, é importante refletir sobre esse resultado, de forma a buscar compreender o porquê da maioria dos sindicalizados não participar. “É possível afirmar que de oito sindicalizados, em âmbito nacional, apenas dois participaram do pleito, mesmo se tratando de uma oportunidade histórica de uma eleição com duas chapas. Esse resultado demonstra um dos desafios para a próxima gestão, no esforço de definir os rumos da luta corporativa e política do sindicato nacional. Será que os sindicalizados compreendem a real importância do sindicato? Será que vislumbram a centralidade da luta? Sentem-se parte do sindicato? Ou será que foram cooptados por um produtivismo que impõe uma agenda intensa, que limita as preocupações apenas ao âmbito dos corredores das universidades e, especialmente, de caráter individual?”, questiona Gilson.

As eleições para a nova diretoria do Andes – SN ocorreram nos dias 09 e 10 de maio, nas seções sindicais e secretarias regionais do Sindicato Nacional distribuídas por todo o país. A posse da nova gestão acontecerá em Fortaleza (CE), no dia 28 de junho, durante o 63º Conselho do ANDES-SN (Conad).