NOTA SOBRE ELEIÇÃO PARA REITORIA 2018/2022

18/05/2018 às 07:05

A Direção do SINDUEPG vem a público felicitar as duas chapas que disputaram a eleição para assumir a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos próximos quatro anos. Parabenizamos os candidatos da Chapa 1, vencedora no processo que elegeu para reitor o professor Dr. Miguel Sanches Neto e vice-reitor o professor Dr. Everson Krum. Da mesma forma cumprimentamos a Chapa 3, que colocou nessa disputa para reitor o professor Dr. Marcelo Engel Bronosky e vice-reitor o professor Dr. Almir Nabozny.

Por outro lado, lamentamos a baixa adesão do conjunto de estudantes (apenas 23,5%), um tema que toda a comunidade universitária deve se debruçar, compreender e encontrar formas de reversão.

Como legítimo representante dos docentes da UEPG, afirmamos que o SINDUEPG espera da próxima gestão o comprometimento com a defesa de uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Que esteja aberta ao diálogo com todas as instâncias e movimentos sociais, atue com transparência e assuma verdadeiramente o protagonismo que a UEPG representa para o desenvolvimento social e econômico da região dos Campos Gerais, até então negligenciado por administrações coniventes e não combativas diante de ataques diversos, em especial de administrações recentes do governo do estado do PR.

O SINDUEPG deseja encontrar na próxima administração da UEPG uma defensora intransigente da instituição como um patrimônio público dos paranaenses. Que amparada pela legitimidade do processo eleitoral, atue decisivamente em garantir junto ao Estado os recursos para manutenção das atividades da universidade e sua autonomia. Também que sejam honradas as obrigações ligadas aos mecanismos de reposição de seus quadros (nomeações de aprovados e homologação mais abertura de concursos) e valorização da carreira docente, em especial da defesa do regime de trabalho TIDE.

Esperamos que, efetivamente, as decisões sejam tomadas junto da comunidade universitária e para isso sejam garantidos espaços democráticos de participação das decisões para todas e todos e de forma equilibrada.

Reafirmamos o nosso papel histórico, enquanto sindicato, de defesa dos direitos e da dignidade docente. Reiteramos que, de forma coerente com o Andes-SN, nossa atuação também se faz no âmbito das lutas que incluem a defesa do ensino público e de qualidade, o enfrentamento e combate a todas as formas de racismo, violência e discriminação de gênero, etnia e raça e a luta pela conservação de nosso patrimônio natural e cultural.