SINDUEPG participa do 63º CONAD

27/06/2018 às 02:06

A professora Dra. Cintia Xavier, do Departamento de Jornalismo; e o professor Dr. Arcelio Benetoli, do Departamento de Farmácia, serão os representantes do SINDUEPG no 63º Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (CONAD). O evento acontece entre os dias 28 de junho e 01 de julho, na cidade de Fortaleza (CE). O tema central deste ano é “Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica”. Cintia participa como delegada (com direito à fala e voto) e Arcelio como observador (direito à fala somente).

O 63º CONAD é uma instância deliberativa intermediária do sindicato e tem como finalidade tomar decisões sobre matérias que, por determinação do 37º CONGRESSO do ANDES-SN, lhe foram atribuídas. É a instância que regulamenta e implementa o cumprimento das deliberações do congresso, além de exercer funções de conselho fiscal. No CONAD também podem ser criadas comissões ou grupos de trabalho, permanentes ou temporários, sobre quaisquer questões, indicando seus componentes, bem como, se houver motivos, extingui-las.

Sobre as expectativas para a participação no evento, Cintia Xavier destaca um dos pontos do caderno de textos do CONAD,em que considera “uma das tarefas urgentes a ampliação do trabalho de base para retomar a valorização do serviço público como estratégia de luta, de garantia de serviços essenciais à população, o que significa, ao mesmo tempo, intensificar os esforços para a revogação da Emenda Constitucional 95”. Cintia avalia que esse deve ser um dos pontos cruciais a ser defendido no evento, o qual deve também ser trazido para discussão no âmbito local (Ponta Grossa e Paraná).

Segundo o professor Dr. Arcelio Benetoli, do Departamento de Farmácia, a expectativa é “poder discutir com outros professores as estratégias de organização e luta para a defesa da educação pública, principalmente das universidades que estão sob intenso ataque nos últimos anos”.

Segundo Rosângela Petuba, presidenta do SINDUEPG, o CONAD representa um importante momento para deliberar as decisões do congresso. “Nesse espaço se concretizam os rumos do movimento docente no país para o próximo período”, avalia Rosângela.

Durante o evento também deverá ser empossada a nova diretoria do Andes, para o biênio 2018/2020.