SINDUEPG convoca categoria para discutir projeto do TIDE enviado à ALEP

27/06/2018 05:06Atualizado - 18:18

A Direção do SINDUEPG convoca a categoria para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada na próxima segunda-feira, dia 02 de julho, às 17h00, no Anfiteatro de Engenharia Civil (Campus Uvaranas). O objetivo dessa assembleia é discutir com a categoria os principais pontos do projeto que ratifica o Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE) como regime de trabalho, encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Além do reforço da natureza do TIDE o projeto regulamenta o período necessário para sua incorporação na aposentadoria.

A minuta encaminhada para a ALEP e lida em plenário na sessão de ontem (26 de junho), foi elaborada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI. Conforme informou o secretário da pasta, Décio Sperandio, a previsão é que seja votada no prazo de duas semanas, em regime de urgência, sob a relatoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

No entendimento dos sindicatos dos docentes do Paraná é preciso discutir com a categoria vários pontos do projeto, de forma a garantir direitos tanto de professoras e professores que estão na ativa quanto dos casos de incorporação na aposentadoria. “Trata-se de um projeto que versa sobre a carreira docente, o qual tem sido objeto de luta há mais de 2 anos, e dessa forma merece ser discutido à exaustão, devendo apresentar uma redação clara, objetiva e que não dê margem para futuras interpretações equivocadas”, avalia Gilson Burigo, vice-presidente do SINDUEPG.

Para a direção do SINDUEPG não está claro que o projeto deva tramitar em regime de urgência, dada a necessidade de ampla discussão e revisão para que o projeto esteja de acordo com os anseios da categoria. Essas e outras questões devem ser discutidas tanto com a categoria quanto com os demais representantes dos sindicatos docentes do Paraná e com os deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Público.