Em assembleia professores e professoras da UEPG deliberam por aderir à luta contra o fascismo e em defesa da democracia em PG

19/10/2018 às 04:10

Reunidos em assembleia, realizada pelo SINDUEPG na tarde desta quinta-feira (18), professoras e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa definiram por compor uma ampla frente em defesa da democracia, contra o fascismo, machismo, discurso de ódio e toda forma de violência neste momento de disputa eleitoral.

O entendimento da categoria é de que o momento exige a defesa, luta e resistência às sérias ameaças dirigidas aos mais diversos setores da sociedade, sobretudo no que diz respeito à educação pública em sua amplitude (das etapas do ensino fundamental, médio e superior). A agenda segue alinhada às deliberações tomadas em conjunto com as bases do ANDES-SN.

Nesse sentido, será construída uma agenda de atividades para a próxima semana, no esforço de ampliar o debate, uma vez que este espaço fundamental para o esclarecimento da opinião pública foi seriamente comprometido no atual processo eleitoral. Outra deliberação é que o SINDUEPG deve integrar atos na cidade, em conjunto com movimentos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras, movimento estudantil, comunidade LGBTI e coletivos de mulheres.

Cintia Xavier, presidenta da Comissão Provisória do SINDUEPG, avalia que a assembleia compreendeu a urgência dessa tomada de posicionamento em defesa da democracia. “Vamos integrar, dessa forma, o conjunto de ações orientadas pelo ANDES-SN, que propôs discussão com as bases das seções sindicais e assim construir coletivamente uma ampla frente na defesa dos direitos constitucionais, contra o fascismo e discurso de ódio que estão, infelizmente, pautando algumas candidaturas”, avalia Cintia.

A categoria deve acompanhar a agenda de atividades que será divulgada nos canais de comunicação do sindicato.