ASSEMBLEIA DEFINE COMISSÃO ELEITORAL

01/11/2018 às 11:11

Durante assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (31), na sede do SINDUEPG, foi formada a Comissão Eleitoral que deve conduzir os trabalhos para a eleição da chapa que assumirá a gestão do sindicato no biênio 2018/2020. Entre os três membros dessa comissão estão os professores: Paulo Mello (representante da atual direção); José Gomes da Rosa (representante da chapa inscrita) e Gilson Burigo Guimarães (representante da categoria).

As eleições acontecem no dia 08 de novembro (quinta-feira), de forma direta e secreta, no saguão da entrada principal da Central de Salas de Aula do Campus Uvaranas, das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h30 e no saguão do Bloco B do Campus Central, das 16h15 às 21h00.

Também entrou na pauta da reunião a necessidade de reforçar, neste momento pós-eleitoral, o direito constitucional de liberdade de cátedra, tendo em vista uma série de ameaças e ações concretas que ferem esse direito. Nesse sentido, a categoria deliberou que o sindicato acione oficialmente a reitoria para que se manifeste em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do ensino superior público.

Sobre essa questão o ANDES-SN, lançou nota pedindo que professores/as se mantenham em tranquilidade, não deixando o pânico se espalhar e que registrem todos os casos de ameaças e procurem imediatamente a sua seção sindical para fazer denúncia que serão encaminhadas para a Assessoria Jurídica. A nota orienta também cuidado para não compartilhar as notícias falsas (fake news) que circulam neste momento nas redes sociais.

Vale destacar também o posicionamento enfático do Supremo Tribunal Federal – STF a favor da liberdade de expressão, da autonomia universitária e da liberdade de cátedra, dado durante o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 548, na tarde desta quarta-feira (31).

Confira o Manual de Defesa para Docentes, publicado nos canais de comunicação do SINDUEPG.