NOTA DA DIREÇÃO: SINDUEPG diz não à homofobia e participa da 1ª parada cultural LGBTQI dos Campos Gerais

21/11/2018 às 09:11

A direção do SINDUEPG, seção sindical do ANDES-SN, vem, por meio desta nota, com muita alegria, saudar a realização da primeira parada cultural LGBTQI dos Campos Gerais e convidar seus membros para participar deste evento organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPG. O evento será no dia 25 de novembro de 2018, das 13h às 20h (concentração na praça Barão do Rio Branco - concha acústica - com marcha até Parque Ambiental, onde haverá apresentações e atividades culturais).

Como sindicato entendemos a importância de dar visibilidade a esta Parada e prestar solidariedade à luta contra a homofobia e transfobia sofrida diária e diuturnamente pela minoria LGBTQI em nossa região.

O SINDUEPG tem muito orgulho de ter vários membros da comunidade LGBTQI em suas fileiras. É muito importante a contribuição dessxs valorosxs professorxs, não só na luta pela educação pública, gratuita, e de qualidade, mas também na busca por uma sociedade mais fraterna e igualitária.

Convidamos professorxs, funcionárixs e estudantes a se somarem conosco nesta Parada. Estendemos nosso convite a outros sindicatos da cidade e região. Venham conosco combater a intolerância e celebrar a diversidade da nossa classe.

O SINDUEPG apoia a comunidade LGBTQI em geral e a parada em particular, por dois principais motivos. O primeiro é uma questão de apoiar o que é certo. Não aceitamos e não vamos aceitar opressão, intolerância e preconceito contra as minorias. Vamos estar junto com elas em todas as lutas, pois acreditamos que o ser humano nasceu pra ser livre e que cada um deve ter o direito de amar e ser relacionar com quem quiser e de ser quem quiser ser, sem restrições ou imposições sociais. O segundo motivo, é uma questão de classe. A LGBTfobia, assim como as demais opressões (racismo, machismo, xenofobia, etc), não nos ajuda pois nos divide, colocando os trabalhadores heterossexuais contra os trabalhadores LBTQIs. Para melhorar nossas condições de vida precisamos nos unir, organizar e lutar. Assim sendo, não podemos aceitar as divisões que nos são impostas pelos altos extratos da sociedade e seus representantes.

Seria muito importante que todos aqueles que não aceitam as opressões, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, venham prestigiar o evento.

Além de ser um colaborador da parada, juntamente com outros sindicatos e movimentos sociais, o SINDUEPG vai marchar em bloco. Portanto, professores tragam sua alegria, sua família e amigos para esta festa cultural. Peguem suas bandeiras e venha conosco para com muito orgulho e satisfação participarmos juntos da primeira parada LGBTQI dos Campos Gerais.