NOTA DE REPÚDIO À CARTA ENDEREÇADA AO REITOR DA UEPG

22/11/2018 às 06:11

A Diretoria do SINDUEPG vem a público manifestar repúdio diante do que considera ataque à liberdade de expressão, ao direito de cátedra e às artes cênicas na cidade de Ponta Grossa. Tal ataque se materializou com o artigo “Magnifico [sic] Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa”, direcionado ao Professor Miguel Sanches  Neto (atual Reitor da UEPG), publicado no  dia 20 de novembro, no jornal local Diário dos Campos.

O grupo que assina o referido artigo, e se define como composto por cidadãos “ordeiros e obedientes a [sic] lei” questiona o caráter, a honestidade, coerência e lealdade do reitor da UEPG por seu discurso proferido na ocasião da abertura do 46º Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata). Além disso, a descrição dos autores do artigo sobre a função da Universidade dentro da sociedade, especialmente no que se refere à atuação dos docentes, demonstra completa falta de informação do que realmente uma Universidade representa para a comunidade na qual está inserida e, para além dessa, em nível Estadual, Nacional e Internacional.

Por uma UEPG totalmente livre das amarras e mordaças de qualquer natureza! O SINDUEPG sempre defenderá a UEPG Pública, Gratuita, de Qualidade e Autônoma para diversidade da expressão da cultura, do pensamento e do conhecimento científico, filosófico e artístico.

Dessa forma, a direção do SINDUEPG está em total acordo e reafirma as palavras do Reitor: “Vivemos um momento em que se tenta colocar uma mordaça na arte, no pensamento e na liberdade de cátedra”. A atitude dos autores do artigo torna-se exemplo daquilo que esta entidade sindical repudia e será sempre resistente. A luta pela democracia e liberdade de expressão constitui o movimento docente, que jamais vai se calar diante de posições de setores conservadores, que insistem em impor às instituições públicas prerrogativas da propriedade privada.

Resistir sempre! Aceitar imposições, jamais!

Gestão 2018-2020 - LUTA DOCENTE