SINDUEPG realiza painel para discutir a Defesa da Democracia e os 30 anos da Constituição Federal

29/11/2018 às 11:11

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa - SINDUEPG realizará, na próxima terça-feira (04), às 19h, no Grande Auditório da Reitoria (Campus Central), o Painel Temático:  "Defesa da Democracia e 30 anos da Constituição Federal de 1988". O tema faz parte da proposta do ANDES-SN para atividades em todo o país, no esforço de combater os recentes ataques à educação pública. As painelistas do evento serão: Jeaneth Nunes Stefaniak, doutora em Direito pela PUC/PR (2011) e professora adjunta da UEPG; e Lucia Cortes da Costa, doutora em Serviço Social pela PUC/SP (2000) e professora Associada da UEPG.

Entre esses ataques, estão as ações policiais e judiciais nas instituições de ensino para cercear o livre debate, a possibilidade de transferência das universidades federais do Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o projeto Escola Sem Partido, entre outros.

A direção do SINDUEPG avalia que o tema é de fundamental importância para o cenário atual do país. Marcelo Ubiali Ferracioli, presidente do SINDUEPG, reforça o convite para toda a comunidade num momento em que é preciso estar alerta, lutar e resistir frente às ameaças e ataques aos direitos e liberdades. “Vivemos tempos em que elementos de períodos ditatoriais se revelam em atos de censura, preconceito, repressão e ataques à garantia dos direitos constitucionais. Por isso vamos aderir à campanha nacional do ANDES e promover aqui em Ponta Grossa essa reflexão sobre a garantia dos direitos democráticos”, conclui Marcelo.

O evento conta com a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Estudos da Linguagem. História e Jornalismo. As inscrições serão gratuitas e realizadas no local do evento, a partir das 18h30. Serão emitidos certificados de 4h.