ETAPA REGIONAL DO III ENE ELABORA PROPOSTAS PARA UM PROJETO CLASSISTA E DEMOCRÁTICO DE EDUCAÇÃO

12/03/2019 02:03Atualizado - 06:06

A Etapa Regional do III Encontro Nacional de Educação – ENE, que aconteceu neste sábado, dia 09 de março, no Anfiteatro do PDE (Campus Uvaranas da UEPG), reuniu mais de 130 participantes. Nesse encontro preparatório foram elaboradas  propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, que ocorrerá em Curitiba, no próximo dia 30. Na sequência, ocorrerá a etapa nacional do evento, em Brasília (DF), de 12 a 14 de abril (acesse para informações https://encontronacionaldeeducacao.org/ ).

Entre o público participante, das cidades e região de Ponta Grossa, Irati e Guarapuava, estavam representantes de docentes do Ensino Superior, estudantes, professoras e professores da Rede Pública municipal e estadual, movimentos sociais e servidores públicos da Universidade. Durante a tarde inteira e parte da noite de sábado, foram discutidos os principais problemas e as perspectivas, tendo em vista a temática geral do III ENE: “Por um projeto classista e democrático de educação”.

As discussões foram organizadas em quatro grupos, formados a partir dos seguintes eixos de discussão: 1) Universalização da educação, acesso e permanência/Trabalho na educação e condições de estudo; 2) Gestão/Organização do Trabalho Escolar/Financiamento da Educação; 3) Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais; 4) Organização da classe trabalhadora/Formação de Trabalhadores da Educação.

A organização do evento se deu por meio da parceria entre três seções sindicais: Seção Sindical dos Docentes da UEPG – SINDUEPG, com a Seção Sindical dos Docentes da UTFPR - SINDUTFPR e Seção Sindical dos Docentes da UNICENTRO - ADUNICENTRO.

A professora Carina Alves da Silva Darcoleto, professora da UEPG e vice-presidente do SINDUEPG, considera importante a participação expressiva de diferentes segmentos no encontro. Segundo ela, esse fator possibilita articular questões que afetam a educação tanto na cidade como no campo. “As discussões nos Grupos de Trabalho (GTs) e na plenária final foram de alta qualidade, buscando pensar em estratégias de ação para contribuir para um projeto de educação classista, que tenha como perspectiva os interesses da classe trabalhadora”, avalia Carina.

Para a professora da UTFPR e membro da diretoria da SINDUTFPR, Katya Picanço, o encontro cumpriu um objetivo ímpar de reunir ativistas preocupados em resistir aos ataques à  Educação Pública. “A participação e a discussão realizada demonstram o interesse e disposição dos ativistas do movimento social de unirem as vontades, as propostas e a ação - os corações e mentes,  na organização desta resistência", conclui Katya.

Por sua vez, a professora da UNICENTRO e membro da diretoria da ADUNICENTRO, Michelle Fernandes Lima, destaca que aspectos da realidade local foram apontados nos grupos de trabalho e a necessidade de articulação em fóruns regionais em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. “As contribuições serão apresentadas na etapa estadual em Curitiba no dia 30 de março. A resistência marcou o encontro", avalia Michelle.