SINDUEPG participa de etapa preparatória à Conferência Municipal de Saúde

15/03/2019 às 09:03

Nesta segunda-feira (11), os professores Felipe Pontes (Departamento de Jornalismo) e José Rosa Gomes (Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética) participaram da última das onze pré-conferências realizadas como etapas preparatórias à Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 29 e 30 de março, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (Campus Central). Como representantes do SINDUEPG, eles encaminharam propostas que serão apresentadas na etapa municipal.

A participação na pré-conferência garantiu que filiados do SINDUEPG participem da conferência municipal de saúde pelo segmento dos usuários. Na conferência municipal de saúde serão escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual, bem como o representantes no Conselho Municipal de Saúde (CMS). Aproveitamos o ensejo e convidamos os professores filiados a participar da etapa municipal a fim de fortalecermos o controle social da saúde.

As conferências municipais, estaduais e nacional acontecem a cada quatro anos e são espaços em que vários setores da população (divididos em representantes de usuários, gestores e prestadores de serviços), participam através de avaliações da situação da saúde, bem como, na elaboração de propostas no que compreende todo o sistema público, no âmbito local, estadual e federal e também da rede privada (convênios e fiscalizações).

Felipe Pontes atua como conselheiro titular do CMS, representando o SINDUEPG, compondo diversas comissões que discutem, fiscalizam, recomendam e deliberam sobre a saúde pública na cidade de Ponta Grossa. Felipe destaca a importância de participar do CMS. “Todos nós, que integramos o sindicato, assumimos esse compromisso. A ideia é poder fazer uma intervenção de qualidade, buscando fiscalizar as atividades do município e participar da vida ativa da cidade. É o que torna vivo, atuante e cidadão o nosso sindicato”, avalia Felipe.

José Rosa Gomes que participou pela primeira vez da pré-conferência, encaminhou duas propostas na ocasião, ambas relacionadas com a atenção à saúde da pessoa portadora de deficiência, tema que tem pautado suas pesquisas na UEPG. Segundo ele, é preciso compreender a seriedade desse processo, pois as propostas encaminhadas serão votadas e passam a compor as diretrizes para o município para os próximos quatro anos. “A universidade, como campo acadêmico, pode contribuir muito com as questões da saúde a partir do engajamento de professoras e professores de todas as áreas. Trata-se de um compromisso social, uma oportunidade de compartilhar o conhecimento que geramos a partir das nossas pesquisas”, conclui José.

O SINDUEPG tem cadeira no CMS desde 2016, quando o professor Péricles Martim Reche (do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública) assumiu como titular.