ADESÃO NA UEPG À GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO CHEGA A 90% NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA

15/05/2019 às 08:05

A adesão de professores e estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) à Greve Nacional em Defesa à Educação Pública atingiu 90% na manhã desta quarta-feira, 15/05.

As atividades do movimento foram iniciadas às 7h, com piquete nas entradas principais da UEPG, nos campi Uvaranas e Central. Às 9h, o movimento se concentrou no pátio do campus central para a aula pública sobre os cortes de verbas do Governo Federal à Educação Pública, do ensino básico às Universidades. Às 11h, o movimento seguiu em marcha em Defesa da Educação Pública pelas ruas da cidade, em direção ao Calçadão e finalizou no Parque Ambiental.

O corte de verbas atingiu as bolsas de mestrado e doutorado também das universidades estaduais, inclindo a UEPG. A paralisação aprovada em assembleia do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), na segunda-feira, 13/05, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na terça-feira 14/05, contou ainda com o apoio da Associação dos Pós-Graduandos da UEPG e do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo) nos atos da manhã desta quarta-feira e à tarde.

“Com massiva adesão, professores, técnicos e estudantes da UEPG se uniram à greve nacional da educação, demonstrando que nossa luta pela educação pública é uma só e deve ser fortalecida”, disse o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli.

O movimento teve adesão de professores da rede estadual de ensino, representados pela APP-Ponta Grossa, bem como da Associação dos Cursinhos Populares e pela Frente Ampla Democrática.

À tarde, o movimento contou com a Mostra “Universidade é Ciência”, no Calçadão, com a exposição de pesquisas realizadas por estudantes da graduação e pós-graduação da UEPG. Às 18h, o SINDUEPG realiza piquete no campus central, seguido de aula pública no pátio. Também está previsto ato Em Defesa da Educação Pública, no Parque Ambiental, realizado pela Frente Ampla Democrática.

Fotos: Rodrigo Czekalski