NOTA DE AGRADECIMENTO #15M GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO

16/05/2019 às 05:05

Car@s professor@s

A greve de ontem na UEPG, 15 de maio (#15M), foi de tirar o fôlego. A direção do SINDUEPG agradece a importante e decisiva participação de seus valorosos membros em todas as ações do dia de ontem. Assim como da última paralisação, em 29 de abril, as atividades no #15M começaram bem cedo, às 7h, com piquetes nos dois campi da nossa universidade. Desta vez, os piquetes contaram com um número maior de pessoas, o que aumentou ainda mais o ânimo e a determinação de todos os participantes. Além do café solidário, também tivemos música tocada por nossos talentosos professores da UEPG. Foi emocionante e revigorante ver a arte florescer na luta. É o piquete com arte do SINDUEPG!

Também gostaríamos de agradecer aos técnicos administrativos, SINTESPO, aos estudantes, DCE e demais sindicatos e movimentos sociais que somaram conosco neste importante dia de luta em prol da educação pública e gratuita.

Depois de garantirmos a plena paralisação das atividades no campus de Uvaranas, todos se congregaram às 10h no pátio do campus central da UEPG, onde foram proferidas várias falas, denunciando os infames ataques sociais dos governos federal e estadual. A aula ontem foi de luta! E foi lecionada conjuntamente por professores, estudantes e funcionários, unidos por uma sociedade melhor e mais fraterna.

Na sequência, saímos em marcha até o Parque Ambiental. Durante a passeata, várias palavras de ordem esquentaram o clima. Com muita alegria e garra todos gritavam contra os ataques. “Não é mole não, tem dinheiro pra banqueiro, mas não tem pra educação” e “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria” foram algumas entres tantas palavras de ordem que vigoraram nossa esperança na luta para um amanhã melhor.

À tarde também tivemos ações no calçadão de Ponta Grossa, com a apresentação de várias pesquisas e atividades de extensão voltadas à comunidade. Houve discursos, panfletagem e muita vontade de mostrar que a Universidade faz bem à sociedade.

Para fechar com chave de ouro, à noite um grande e belíssimo ato da Frente Ampla Democrática (FAD) no Parque Ambiental. Saíram em passeata de lá até a UEPG central,l onde a coesa multidão da resistência se fundiu ao segundo piquete do dia. Mais um alegre e vibrante ato aconteceu na praça Santos Andrade em frente à UEPG central.

Assim, fazendo bonito, Ponta Grossa se somou ao movimento nacional, na primeira grande greve geral da educação no governo Jair Bolsnaro (PSL) contra o desmonte da educação pública e da previdência social. Foi o aquecimento para a grande greve geral de 14 de junho, quando a classe trabalhadora, com o apoio dos movimentos sociais, vai parar o Brasil a fim de enterrar de vez a nefasta proposta da Reforma da Previdência, que visa acabar com a aposentadoria de quem trabalha.

Mais uma vez agradecemos a presença e participação de todos.

Aproveitamos o ensejo e convidamos a tod@s professor@s que ainda não tenham se associado formalmente a se filiar ao SINDUEPG. É fácil, basta acessar o portal sinduepg.com.br, clicar em “associe-se” no topo da página, preencher, assinar e entregar no nosso sindicato. Precisamos do seu auxílio e participação. Não deixe pra amanhã, filie-se hoje, pois juntos somos mais fortes!

Força na luta!
A Direção