SINDUEPG QUESTIONA REITOR SOBRE CORTES NA UEPG

24/05/2019 às 02:05

O Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) esteve presente na entrevista coletiva dos reitores das Universidades Estaduais do Paraná, concedida à imprensa  na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na tarde de quinta-feira (23/05). A coletiva foi realizada após o encontro de reitores, que discutiu o contingenciamento de 20% dos recursos orçamentários enfrentados pelas Universidades, através de decreto (Nº 0053 de 7 de janeiro) do Governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que determina o congelamento das despesas para todas as áreas da administração do Estado.

Os professores (foto, esquerda para direita) José Gomes Rosa, Albertina Miranda de Soares e Sérgio Luiz Gadini representaram o SINDUEPG na coletiva. Rosa questionou o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, acerca de quais serviços essenciais seriam prejudicados na Universidade no prazo de um mês, conforme anunciado durante a coletiva. Sanches Neto reforçou a possível suspensão do vestibular já divulgado na imprensa local anteriormente e, de forma vaga, citou cortes de possíveis “serviços à noite”, como o Restaurante Universitário (RU), e despesas com passagens e diárias. “Tudo que envolve custeio pode ser prejudicado em breve”, disse o reitor da UEPG, ao mencionar que há recursos disponíveis apenas para o próximo mês.

A medida lesiva de Ratinho Junior à educação superior acompanha a aplicação da Desvinculação da Receita de Estados e Municípios (DREM), pela qual as universidades são obrigadas a repassar 30% de sua arrecadação própria, como taxas de vestibular, repasses do SUS para os hospitais universitários, entre outros serviços. As universidades ainda enfrentam o corte de verbas pelo Governo Federal, Jair Bolsonaro (PSL), que afeta os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), incluindo a UEPG.

A reunião na UEPG, na manhã de quinta-feira, 23/05, contou com a presença dos reitores (foto, esquerda para direita) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho, da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e presidenta da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Fátima Padoan, e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste), Osmar Ambrósio de Souza, e do vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), Moacir Piffer (ausente na coletiva à imprensa).

Assista ao vídeo, com a participação do professor José Gomes Rosa, como representante do SINDUEPG, na coletiva concedida pelos reitores das Universidades Estaduais do Paraná na UEPG, na quinta-feira, 23/05.