PROFESSORES TEMPORÁRIOS E EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PARTICIPAM DE PAINEL SOBRE DIREITO DE GREVE

02/08/2019 às 06:08

Nesta sexta-feira, 02, o movimento de greve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou painel com participação expressiva de professores temporários e em estágio probatório, além da presença de professores efetivos. A assessoria jurídica do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), por meio do advogado Paulo Eduardo Rodrigues, esclareceu que os contratos, mesmo que temporários, não podem ser suspensos ou rescindidos com a justificativa de adesão à greve. Com a retomada do calendário universitário, os docentes buscam esclarecimentos para seguir com a paralisação, sem prejuízos. “Todos os professores, sejam temporários, em estágio probatório ou efetivos, têm o mesmo direito de adesão e participação na greve”, assinala a vice-presidente do SINDUEPG, Carina Alves da Silva Darcoleto.

“Qualquer ato de constrangimento no sentido de impedir a adesão à greve deve ser comunicado à coordenação de mobilização de greve, para que, junto com a assessoria jurídica, sejam tomadas as medidas judiciais. Inclusive, formalização de denúncia junto ao Ministério Público", assinala o assessor jurídico do SINDUEPG.

“Considero extremamente válida a discussão. A tarde foi bastante produtiva. O debate aproximou realidades de colaboradores que são de departamentos diferentes, mostrando que as angústias são as mesmas", pontua a professora temporária no Departamento de História, Patrícia Martins.

Com professores em greve desde 27 de junho, o calendário foi suspenso em 09 de julho e retomado em 25 do mesmo mês, criando confusão entre a comunidade acadêmica. “Uma das consequências lógicas a partir da deflagração da greve seria a suspensão do calendário. É uma forma de a instituição declarar apoio e respeito à paralisação. O Conselho Universitário sofreu uma chantagem do Governo do Estado, que condicionou a contratação de professores temporários à retomada dos calendários. Eu entendo que esse decreto é um ato antissindical, porque a suspensão do calendário ocorreu em razão da greve”, defende o assessor jurídico, Paulo Eduardo Rodrigues.

A vice-presidente do SINDUEPG ainda destaca: "nosso sindicato imprime todos os esforços para atender às demandas da categoria docente. Por isso, o SINDUEPG convida a todxs professoras e professores para se sindicalizarem e unirem esforços com o sindicato", ressalta Carina.

Ficha de sindicalização, para preenchimento e entrega na secretaria do SINDUEPG ou para um dos diretores.