COORDENAÇÃO DE GREVE COBRA INFORMAÇÕES À UEPG EM REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA REITORIA NESTA SEXTA-FEIRA

09/08/2019 às 09:08

A Coordenação de Greve dos Professores em reunião com representantes da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta sexta-feira (9/08), cobrou informações relativas à Instituição. Embora a reunião agendada com o reitor Miguel Sanches Neto, os professores foram recebidos pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Rauli Gross Junior, e pelo pró-reitor de Recursos Humanos, Marcos Fidelis.

O motivo da reunião, segundo a Coordenação da Greve, foi exigir informações sobre a situação da UEPG anteriormente solicitadas por protocolo ao reitor, mas até então não atendidas. Nesta oportunidade, os professores entregaram pessoalmente aos representantes do reitor o documento consolidado do Seminário Sindical Estadual sobre a Minuta da Lei Geral das Universidades (LGU), realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), dia 2 deste mês. A entrega do documento foi uma deliberação do Seminário Estadual em Londrina a ser feita pelas entidades sindicais às próprias Universidades. Foi solicitado ainda a postagem do documento no site da UEPG.

A Coordenação da Greve fez a entrega novamente de cinco ofícios encaminhados à Reitoria, dois deles protocolados em 24 de julho e três em 8 deste agosto, com a solicitação dos seguintes dados: número de professores por departamento da instituição e respectiva carga horária em atividades de ensino; teor das discussões realizadas pelas Universidades juntamente à Superintendência de Ciência e Tecnologia (SETI) sobre o processo de coleta de informações sobre para a minuta da LGU; manifestação do Conselho Universitário (Cou) sobre o Estudo da Proposta de Anteprojeto da Lei Geral das Universidades (LGU), realizado pelos professores da UEPG;  cronograma de reuniões com a Seti para estudos sobre a LGU; e relação dos docentes aposentados nos últimos 10 anos.

“Reiteramos nossas solicitações de dados, alguns protocolos antigos e outros mais recentes, além da manifestação pública do CoU. Temos urgência em receber essas informações, pois elas indicam a realidade da Universidade”, destacou o presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), Marcelo Ubiali Ferracioli durante a reunião. Da Coordenação de Greve, participaram ainda da reunião os professores Carina Alves da Silva Darcoleto (vice-presidente do SINDUEPG),  Hebe Gonçalves (primeira-secretária do SINDUEPG), Albertina de Miranda Soares (Biologia) e Felipe Simões Pontes (Jornalismo).

A respeito da minuta da LGU, os professores solicitam acesso aos dados fornecidos pela Universidade à SETI. Darcoleto destacou que o acesso às informações e dados que a UEPG encaminhou é uma solicitação da categoria, aprovada em assembleia. Gross explicou que é necessário aguardar o novo texto da minuta da LGU, a ser enviado às instituições na próxima segunda-feira, 12, conforme assegurado pelo Superintendente da SETI, Aldo Bona.  “Nós mesmos, pró-reitores, não conhecemos o teor da proposta que virá da SETI”, expôs Fidelis. Sobre as reuniões na SETI para discussões sobre a LGU, os representantes da Reitoria informaram que elas ocorreram em cinco encontros coletivos, com a presença de representantes das sete Universidades Estaduais, entre eles  pró-reitores de Recursos Humanos e de Planejamento, quando levaram sugestões como melhorias, revisão das fórmulas para cálculos sobre número de professor/aluno, entre outras.

A Coordenação da Greve sentiu-se insatisfeita com as respostas obtidas durante a reunião. Embora os dados já solicitados antecipadamente através de protocolo, os representantes da Reitoria não prestaram nenhuma informação precisa, alegando que ainda serão fornecidos. A ausência de Miguel Sanches Neto na reunião também foi recebida com estranheza pelos professores, pois alegaram que poderiam ter sido informados antecipadamente pela Reitoria da incompatibilidade da agenda do reitor.  ausente na data de hoje em Ponta Grossa.

Gross disse que os ofícios da Coordenação da Greve serão enviados aos pró-reitores para análise, para que tenham conhecimento dos argumentos e discussões propostos pelo movimento de grevista. Sobre carga-horária em atividades de ensino, Gross alegou dificuldade em fornecer os dados, pois nem todos departamentos colocam em dia os mapas de aula. A justificativa foi questionada pela Coordenação da Greve, por ser uma norma na instituição o lançamento da carga horária de cada professor no sistema online interno UEPG.  Já sobre a solicitação da relação de aposentados, Gross disse não haver problema em compartilhar dados com o sindicato, mas que consultará Reitoria sobre  informações pessoais dos inativos.

Durante a conversa, os professores também pediram esclarecimentos a respeito da UEPG no Meta 4 e quais tipos de informações são repassadas para SETI. Sobre a questão, Fidelis explicou que as informações repassadas pela UEPG à SETI se referem apenas à folha de pagamento e que os dados ainda são gerados pela Universidade. “Temos o compromisso com o secretário de Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes, de que o processamento das folhas de pagamento continuará na instituição”, diz Fidelis. Segundo ele, os documentos (holerites de todos os servidores) irão para o Governo apenas para análise mensal. “Nossos arquivos já são entregues mensalmente (ao Governo) e a folha de pagamento é rodada aqui dentro. O Governo não faz ingerência sobre os dados. Temos total autonomia em gerar a folha de pagamento”, disse. Fidelis destacou que esse procedimento não será alterado.

Ofícios enviados à UEPG pela Coordenação de Greve:

(https://www.sinduepg.com.br/documentos)

1. Ofício Nº 44/2019 - Solicita ao Conselho Universitário (CoU) manifestação pública e por escrito de procedimentos das reuniões na Superintendência de Ciência e Tecnologia (SETI) sobre a LGU, nas quais que tem a participação representantes da UEPG. Protocolo em 24/07/2019.

2. Ofício Nº 45/2019 - Solicita manifestação do Conselho Universitário (CoU) sobre documento consolidado do Seminário da Greve da UEPG sobre a minuta da Lei Geral das Universidades. Protocolo em  24/07/2019.

3. Ofício 52/2019 - Solicita relação dos docentes aposentados no período de 2009-2019. Protocolo em 8/08/2019.

4. Ofício 54/2019 - Solicita informações sobre número de professores em cada departamento da Instituição e respectivas cargas horárias. Protocolo em 8/08/2019.

5. Ofício 55/2019 - Solicita divulgação de dados da UEPG utilizados nas projeções de impacto da minuta da LGU encaminhadas à SETI. Data do protocolo: 8/08/2019.