PROFESSORES DA UEPG EM GREVE ANALISAM PROPOSTA DO GOVERNO NESTA QUARTA-FEIRA

13/08/2019 às 04:08

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em greve, analisam nesta quarta-feira, 14, em assembleia geral do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), as propostas do Governo Estadual para a categoria frente à pauta de reivindicação apresentada pelo Comando Sindical Docente, que reúne as entidades sindicais das universidades estaduais do Paraná. A reunião será no Auditório do PDE, no Campus Uvaranas, com primeira chamada às 13h30 e segunda chamada às 14h.

“A assembleia é essencial para avaliarmos os resultados e conquistas da Greve, que iniciou em 27 de junho, e decidirmos os rumos do movimento. Neste período, enviamos nossas solicitações ao Governo, realizamos atividades de debate e esclarecimento sobre a pauta aos colegas, analisamos detalhadamente a minuta da Lei Geral das Universidades (LGU) e defendemos a Universidade pública, gratuita e de qualidade”, assinala o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli.

Na segunda-feira, 06, a Superintendência de Ciência e Tecnologia (SETI), registrou em ofício o posicionamento a respeito das reivindicações da greve dos professores. No documento, o superintendente Aldo Bona destaca que o Governo retirou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 04/2019 da tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O documento também comunicava sobre nova versão da Lei Geral das Universidades (LGU), divulgado na segunda-feira, 12. Quanto à nomeação dos aprovados em concurso público, o governo informa que realiza estudos para posse dos docentes. Outra reivindicação da pauta da greve nas Universidades é a realização de novos concursos que, segundo o documento, acontecerá após a aprovação de parâmetros estabelecidos na LGU. A greve também reivindica recomposição das perdas inflacionárias desde de 2016 (17,04%). O Governo encaminhou à Alep na sexta-feira, 09, a proposta de correção salarial referente à inflação de 2% em janeiro de 2020, 1,5% em 2021 e 1,5% em 2022.