CARTA ABERTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEPG

15/08/2019 às 08:08

Carta aberta à comunidade universitária da UEPG

Os professores da UEPG deliberaram na quarta-feira, 14/08, pela suspensão da greve docente que já durava 48 dias. A coordenação do movimento de greve e a diretoria do SINDUEPG avaliaram que a greve foi importante e que cumpriu a sua função.

Com uma análise realista, reconhecemos que os ganhos concretos não foram plenos, mas que considerando o dificílimo contexto político atual (neoliberalismo vicejante em nível estadual e extrema direita no governo federal) o movimento paredista foi muito exitoso.

A greve deflagrada por assembleia no dia 26 de junho fez parte da histórica greve unificada do funcionalismo paranaense. Com raríssimas exceções, todos os sindicatos do funcionalismo público no estado do Paraná cruzaram os braços e enfrentaram Ratinho Jr. já no início do seu governo.

Com a greve, conquistou-se a retirada da PLC 04/2019. Com este infame projeto haveria o congelamento por 20 anos dos investimentos nos serviços públicos e o consequente congelamento das carreiras dos servidores (fim da data-base, quinquênios, ascensões e progressões, novos concursos etc.).

Entendemos que a proposta do governo com relação à data-base foi muito rebaixada: 2% em janeiro de 2020 para funcionários que estão com mais de 17% de defasagem salarial. Entretanto a greve destravou as negociações da data-base suspensas desde 2016.

Apesar de não termos conseguido a abertura de novos concursos públicos e nem o arquivamento da minuta da Lei Geral das Universidades (LGU), a greve possibilitou que o movimento grevista das universidades denunciasse de forma contundente este gigantesco ataque ao ensino superior público no Paraná. O saldo político foi positivo. Além da forte unidade do Comando Sindical Docente (CSD) e demais sindicatos unificados em greve, houve um rechaço muito qualificado e categórico à LGU através da realização de seminários locais e estadual, os quais expuseram abertamente o caráter privatizante desta minuta da SETI.

A greve está suspensa, mas a mobilização não para. As universidades estaduais estão sob ataque. A SETI enviou segunda-feira, 12/08, uma nova versão da minuta da LGU, incorporando aspectos do PLC 04/19, como possibilidade de congelamento da carreira. Seguimos atentos a fim de lutar contra este golpe à autonomia universitária e às condições de trabalho docente.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer nossos valorosos colegas que participaram ativamente das várias assembleias que construíram esta greve. Um agradecimento especial a todos que se envolveram nas atividades da greve e para a coordenação de greve.

Por último, gostaríamos de salientar que nossa entidade de classe sai fortalecida desde movimento. Prova disso foram as novas sindicalizações durante a greve. Por isso, mais uma vez convidamos a todos os professores, efetivos ou temporários, que por ventura ainda não sejam filiados ao SINDUEPG, a se somarem conosco. Teremos muitas lutas pela frente e com certeza juntos seremos mais fortes.

Unidxs na luta.

Diretoria do SINDUEPG – Luta Docente