PROFESSOR PAULO MELLO ASSUME COMO SEGUNDO-TESOUREIRO NA DIREÇÃO DO SINDUEPG

21/08/2019 às 08:08

O professor Paulo Eduardo Dias de Mello, do Departamento de História, é o novo diretor do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG). Mello assume a vaga de segundo-tesoureiro. A indicação foi aprovada por unanimidade durante assembleia geral, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 21.

“Aceito honrado e me coloco à disposição da assembleia para ocupar essa vacância, como já ocupei anteriormente. Agradeço as palavras absolutamente generosas da diretoria na indicação”, destacou Paulo Mello. “Ressalto também o caráter absolutamente democrático e o alinhamento que temos tido nas conversas, já há bastante tempo. Principalmente com a abertura, flexibilidade e alinhamento nas decisões coletivas que têm sido tomadas. Venho para somar, contribuir com o esforço que já está sendo realizado, sabendo do sacrifício que todos eles já fizeram durante o período da greve”, completa.

“Já há bastante tempo nós como direção discutimos quem poderia ocupar a tesouraria e ajudar nessa tarefa pela participação, compromisso, proximidade e afinidade política. E o nome do professor Paulo Mello reforça a coesão necessária no direcionamento dos trabalhos do Sindicato”, afirma Marcelo Ubiali Ferracioli, presidente do SINDUEPG.

“Quando assumimos, o professor Paulo Mello esteve sempre junto ao SINDUEPG, colaborando nos diálogos e nos encaminhamentos das nossas atividades. Em todas as assembleias, ele esteve presente, com colocações muito pertinentes, assim como durante a greve”, afirma Hebe Gonçalves, primeira-secretária do SINDUEPG.

A vice-presidente do SINDUEPG, Carina Alves da Silva Darcoleto, endossa a posição dos colegas e reforça a participação de Paulo Mello na gestão provisória do sindicato, em 2018. “O professor Paulo Mello já vem de uma experiência de comprometimento em fortalecer o sindicato. Antes dessa direção assumir, ele esteve ali, na linha de frente, para fazer com que o sindicato continuasse firme em defesa de suas bandeiras”, defende.

Paulo Eduardo Dias de Mello é professor adjunto da UEPG desde 2014.  É mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde também cursou bacharelado e licenciatura em História. É licenciado em Pedagogia pela pela Universidade de Guarulhos. Esteve na direção do Museu Campos Gerais entre abril de 2015 e agosto de 2018. Mello também integrou a Comissão Provisória da Diretoria do SINDUEPG, entre 10 de julho a 12 de novembro do ano passado.

Durante a assembleia, os docentes deliberaram ainda que o sindicato deixe a comissão da UEPG que analisa a minuta da Lei Geral das Universidades (LGU). Considerando que as condições para participação na comissão não foram atendidas como deliberado pela assembleia docente em 14/08, os professores votaram pela saída imediata desta comissão. O presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli, expôs que participar da comissão tiraria a legitimidade do rechaço integral à minuta, visto que o espaço negou a possibilidade do debate. Os membros da comissão podem apenas sugerir inclusões e supressões, sem alteração no teor dos artigos, como relata. A comissão também não permite a suplência e o sindicato foi convocado apenas por e-mail endereçado à pessoa do presidente.

Ferracioli relata que entregou o ofício SINDUEPG 62/2019  à presidência da comissão, em que solicita “clara definição das regras de funcionamento da Comissão, abrangendo os seguintes aspectos: a) explicitação dos critérios de indicação de seus membros e composição; b) definição objetiva de sua finalidade explicitando se possui ou não caráter deliberativo; c) definição de suas atribuições e competências; d) definição de estratégias para ampliação dos debates visando o pleno envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica e externa; e) indicação da forma de registro e publicização do processo de estudo a ser desenvolvido”. O não atendimento ao ofício também foi argumento para a retirada do SINDUEPG da comissão.