UEPG SUSPENDE ATIVIDADES EM PREVENÇÃO À DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS

17/03/2020 às 12:03

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou nesta segunda-feira, 16, portaria em que suspende atividades acadêmicas até 28 de março. Com a medida, a instituição busca atender às recomendações das autoridades sanitárias e evitar a disseminação do coronavírus entre a comunidade acadêmica.

“Reconhecemos a decisão da universidade de suspender atividades, avaliamos que foi muito prudente. Nós também acabamos de, em reunião, cancelar nossas atividades da quarta-feira (ato nacional 18M)”, assinala o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli. “Nossa preocupação é a saúde e bem-estar de toda a comunidade acadêmica e externa. Retomaremos a agenda pública e coletiva de lutas assim que a situação sanitária estiver controlada”, comenta.

Nesta segunda, 16, o Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) esteve em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto. Na ocasião, os diretores do sindicato cumprimentaram o reitor pela acertada decisão de suspensão das atividades acadêmicas. Aproveitaram o ensejo para externar que a recomposição de carga horária, que são importantes para que diversos docentes concluam com qualidade suas disciplinas, seja feita com ampla discussão da comunidade universitária após reduzidos os riscos desta pandemia. O reitor garantiu que os dias de recomposição ocorrerão, sem prejuízos à qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

“Ficam suspensas neste período todas as atividades acadêmicas presenciais de graduação, extensão, pesquisa e de pós-graduação, para que seja mantido o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias”, diz a portaria divulgada pela reitoria na segunda-feira, 16.

A portaria garante que serão mantidas “atividades administrativas essenciais desde que não haja aglomeração, conforme escala estabelecida pelas Chefias”. Para a terça-feira, 17, está agendada reunião extraordinária do Conselho Universitário sobre o tema, em que poderá haver mudanças nas decisão ad referendum feitas até o momento.