PARAR DE PAGAR OS JUROS DA DÍVIDA PARA INVESTIR NA SAÚDE JÁ!

20/03/2020 às 04:03

É necessário que o governo federal pare com sua atitude criminosa e enfrente a crise ocasionada pelo novo coronavírus. A negligência deste governo vai custar muito caro, podendo ceifar a vida de milhares, senão dezenas de milhares de pessoas. A tarefa para enfrentar esta pandemia é tão gigantesca que exige ações contundentes, claras e coordenadas no sentido de detectar todos os casos como recomenda a OMS, isolar os suspeitos e aqueles com sinais e sintomas, e tratar e cuidar dos casos mais graves. O problema é tão sério que apenas a revogação da lei do teto nos gastos públicos não será suficiente. Os 20 ou 30 bilhões de reais que esta medida poderia adicionar ao parco orçamento da saúde (que atualmente é menos de 5% do PIB) não seriam suficientes para lidar com o gigantesco problema que encaramos. É necessário ir além, muito além.

É imprescindível reservar uma grande soma de dinheiro público para as ações que a situação demanda e somente com o não pagamento do serviço da dívida pública é que será possível executar alguma coisa de significativo. Somente com os mais de 01 TRILHÃO de reais, reservados anualmente para pagamentos de juros e amortizações da dívida pública (45% do PIB), é que será possível implementar este plano. O movimento sindical e trabalhista sempre esteve na defesa dos interesses dos trabalhadores, dos oprimidos e da sociedade em geral. O Sinduepg vem a público externar sua preocupação e repúdio com a inércia e ações tardias dos governos de plantão e propor medidas drásticas como a supracitada.

Aproveitamos o ensejo para externar que, não é com ataques aos trabalhadores assalariados, como propôs no último dia 18 o governo federal, que vamos conseguir enfrentar esta crise. É um insulto neste momento ver a proposta do governo de redução de jornada de trabalho com redução de salários. É tacar sal na ferida. Que nenhum trabalhador perca o emprego neste momento tão difícil por ter de ficar em quarentena e que tenha condições de se alimentar e se abrigar adequadamente.

Somente com o dinheiro dado aos banqueiros é que teremos as mínimas condições de tentar enfrentar o problema. Este dinheiro (mais de um trilhão de reais) deve ser usado para disponibilizar testes rápidos e demais exames diagnósticos em todos os casos suspeitos, isolamento dos suspeitos (com auxílio doença/ licença médica facilitada), estatizar o sistema de saúde todo, aumentar o número de leitos nos hospitais e nas UTIs, transformar os hotéis ociosos em hospitais, fornecer renda mínima para todas as pessoas no país (não apenas R$ 200 mensais, que mais parece um insulto quando se compara o que é dado aos bancos), fornecimento de água, luz e gás gratuitamente a toda a população, como já fizeram outros países.

Além do governo federal, a mídia golpista, exemplo das organizações Globo, pede cortes aos salários dos funcionários públicos, ou seja, daqueles que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Não podemos admitir este estado de coisas. Que o dinheiro que vai para os banqueiros seja mais bem aplicado neste momento!

A crise que se avizinha é grande, não podemos deixar este governo nos matar. Precisamos e exigimos ações imediatamente.

O lucro de poucos não pode estar à frente da vida de muitos!

SINDUEPG

Ponta Grossa, 20 de março de 2020